Publicidade e Sustentabilidade: O Caso da Campanha “The Last Photo”
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5297Palavras-chave:
produção simbólica, sustentabilidade, suicídioResumo
O objetivo da pesquisa foi investigar a construção de cenas enunciativas da campanha de cunho socioambiental mais premiada no “Festival de Cannes” em 2023, a fim de identificar e descrever os discursos midiatizados, que concorrem para a produção de cultura e valores na sociedade. Foi realizada uma análise teórico-metodológica explorando as interações entre publicidade, sustentabilidade e produção simbólica, com o foco em avaliar a trajetória das premiações em Cannes que reconhecem a publicidade como agente de transformação social e ambiental, identificando campanhas de impacto nessas áreas. O corpus foi definido pela campanha mais premiada em 2023 em Cannes relacionada à questão social e/ou ambiental, no caso “The Last Photo” (A Última Fotografia). A análise foi conduzida por intermédio de abordagem discursiva considerando elementos lexicais, técnicas argumentativas, destacabilidade e componentes externos à linguagem verbal. Os resultados do estudo demonstraram que a campanha utiliza predominantemente o discurso publicitário, especialmente o anúncio audiovisual explorando a temática social. A cenografia desempenha um papel importante na construção dessas cenas, conferindo credibilidade e emoção aos discursos. A abordagem dessa campanha desafia os estereótipos em torno do suicídio, utilizando casos reais para promover a reflexão. A estratégia transmídia e a linguagem acessível são usadas para alcançar o público de maneira eficaz.
Downloads
Referências
ADAM&EVEDDB. (2023). Exposing the heartbreaking reality of suicide. https://www.ddb.com/creative/01_calmbrand/
Apple. (2022, 30 de novembro). The greatest | Apple [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=8sX9IEHWRJ8
Barros, L. M (2011). Discursos midiáticos e apropriações culturais. Universidade Metodista de São Paulo.
Boff, L. (2012). Sustentabilidade: O que é, o que não é. Vozes.
Braga, J. L. (2006). A sociedade enfrenta sua mídia: Dispositivos sociais de crítica midiática. Editora Paulus.
Brundtland, H. (1991). Nosso futuro comum. Editora da Fundação Getulio Vargas. (Trabalho original publicado em 1987)
Campaign Against Living Miserably. (2022, 22 de junho). Suicidal doesn’t always look suicidal [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=6Jihi6JGzjI&rco=1
Carrascoza, J. A. (2004). O apolíneo e o dionisíaco no texto publicitário. Cadernos da Escola de Comunicação, (2), 24–39.
Casaqui, V. (2011). Por uma teoria da publicização: Transformações no processo publicitário. Significação, (36), 131–151.
Conselho de Autorregulamentação Publicitária. (2021/2022). Código brasileiro de autorregulamentação publicitária. http://www.conar.org.br/pdf/codigo-conar-2021_6pv.pdf
Curran, J. (1998). Repensar la comunicación de masas. In J. Curran, D. Morley, & V. Walkerdine (Eds.), Estudios culturales y comunicación (pp. 63–83). Paidós.
Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, 4 de dezembro de 1986, https://acnudh.org/wp-content/uploads/2012/08/Declara%C3%A7%C3%A3o-sobre-o-Direito-ao-Desenvolvimento.pdf
Design and Art Direction. (s.d.). The postponed day. https://www.dandad.org/awards/professional/2023/237265/the-postponed-day/
Dias, R. (2019). Gestão ambiental: Responsabilidade social e sustentabilidade. Atlas.
‘Dieselgate’: Veja como escândalo da Volkswagen começou e as consequências. (2015, 23 de setembro). G1. https://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/escandalo-da-volkswagen-veja-o-passo-passo-do-caso.html
Eguizábal, R. (2010). Teoría de la publicidad. Catedra.
García Jiménez, J. (2004). Narrativa audiovisual. Cátedra.
García García, F. (2006). Narrativa audiovisual: Televisiva, fílmica, radiofônica, hipermedia y publicitária. Ediciones del Labirinto.
Gaulia, L. A. (2019). Relações públicas, comunicação empresarial, marca e reputação. In L. G. Berlim & P. A. Ashley (Eds.), Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios: (Des)construindo limites e possibilidades (pp. 181–190). Saraiva.
GoAd Media. (2023). Guia Cannes Lions 2023. https://blog.publicidade.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/06/GUIA-GOAD_CANNES-LIONS-2023.pdf
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência (S. Alexandria, Trad.). Aleph. (Trabalho original publicado em 2006)
Jenkins, H., Green, J., & Ford, S. (2014). Cultura da conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável (P. Arnaud, Trad.). Editora Aleph. (Trabalho original publicado em 2013)
Kantar. (2022). Who cares? Who does? https://www.kantar.com/brazil/campaigns/wp/2022/wcwd-latam-2022
Lemos, A. Z. (2023, 4 de julho). Veja as 10 campanhas mais premiadas do mundo no festival de 2023. meio&mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/cannes/veja-as-10-campanhas-mais-premiadas-do-mundo-no-festival-de-2023
Lima, G. B. (2012). A publicidade do terceiro setor nas redes sociais digitais: O contrato da comunicação bidirecional [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. ATTENA.
LLLLITL. (2023, 23 de junho). Fondation Anne de Gaulle - ‘Paris Anne de Gaulle’ (case study) [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=9GQOAIwGoF8
Lopes, M. I. V. de. (2018a). Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, (43), 14–23. https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.14-23
Lopes, M. I. V. de. (2018b). A teoria barberiana da comunicação. MATRIZes, 12(1), 39–63. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p39-63
Maingueneau, D. (2008). Cenas da enunciação (S. Possenti & M. de Souza-e-Silva, Trads.). Parábola Editorial. (Trabalho original publicado em 1998)
Maingueneau, D. (2013). Análise de textos de comunicação (M. de Souza-e-Silva & D. Rocha, Trads.). Cortez. (Trabalho original publicado em 1998)
Marketing & Media. (2023, 23 de junho). WHERE TO SETTLE | Mastercard | McCann Poland [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=hLKc6waV4xo
Martín-Barbero, J. (2001). Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia (R. Polido & S. Alcides, Trads.). Editora UFRJ. (Trabalho original publicado em 1987)
Microsoft. (2023, 19 de abril). Can an alphabet preserve a culture? [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=1GRTS2sFqhY
Miguel, K. G. (2014). Pensar a cibercultura ambientalista: Comunicação, mobilização e as estratégias discursivas do Greenpeace Brasil [Tese de doutoramento, Universidade Metodista de São Paulo]. TEDE.
Mintel. (2023, 31 de outubro). Mintel announces global consumer trends for 2023. https://www.mintel.com/press-centre/mintel-announces-global-consumer-trends-for-2023/
Opinion Box. (2023). Relatório ESG e sustentabilidade 2022: Dados, análises e perspectivas sobre práticas sustentáveis na sociedade e nas empresas brasileiras. https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F7540%2F1659390488Opinion_box_relatorio_sustentabilidade_ESG_2022_16-9_final_4.pdf
Silva, P. K. (2017). Mídia e produção simbólica: A construção do torcedor-anfitrião no cenário da Copa do Mundo de 2014 no Brasil [Tese de doutoramento, Universidade Metodista de São Paulo]. TEDE.
Souza, K. I. de. (2009). Vídeo digital na educação: Aplicação da narrativa audiovisual na educação [Tese de doutoramento, Universidade Estadual de Campinas].
Vieira, A. (2022, 3 de outubro). Comunicação verde. Meio e Mensagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Priscila Kalinke da Silva, Carlos Henrique Sabino Caldas, Luiz Antonio Feliciano, Rogério Gomes Neto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.