Publicidade e Sustentabilidade: O Caso da Campanha “The Last Photo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5297

Palavras-chave:

produção simbólica, sustentabilidade, suicídio

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar a construção de cenas enunciativas da campanha de cunho socioambiental mais premiada no “Festival de Cannes” em 2023, a fim de identificar e descrever os discursos midiatizados, que concorrem para a produção de cultura e valores na sociedade. Foi realizada uma análise teórico-metodológica explorando as interações entre publicidade, sustentabilidade e produção simbólica, com o foco em avaliar a trajetória das premiações em Cannes que reconhecem a publicidade como agente de transformação social e ambiental, identificando campanhas de impacto nessas áreas. O corpus foi definido pela campanha mais premiada em 2023 em Cannes relacionada à questão social e/ou ambiental, no caso “The Last Photo” (A Última Fotografia). A análise foi conduzida por intermédio de abordagem discursiva considerando elementos lexicais, técnicas argumentativas, destacabilidade e componentes externos à linguagem verbal. Os resultados do estudo demonstraram que a campanha utiliza predominantemente o discurso publicitário, especialmente o anúncio audiovisual explorando a temática social. A cenografia desempenha um papel importante na construção dessas cenas, conferindo credibilidade e emoção aos discursos. A abordagem dessa campanha desafia os estereótipos em torno do suicídio, utilizando casos reais para promover a reflexão. A estratégia transmídia e a linguagem acessível são usadas para alcançar o público de maneira eficaz.

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Biografias Autor

Priscila Kalinke da Silva, Departamento de Linguística, Letras, Comunicação e Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, Brasil

Priscila Kalinke da Silva é doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social — Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. É professora efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de publicidade e análise de redes para mídia sociais; comunicação e educação; responsabilidade social e ambiental de marcas.

Carlos Henrique Sabino Caldas, Departamento de Linguística, Letras, Comunicação e Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, Brasil

Carlos Henrique Sabino Caldas possui graduação em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (2003), especialização em Arte Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP; 2009), mestrado em Comunicação pela UNESP (2013) e doutorado em Comunicação pela UNESP (2018). Tem experiência na área de comunicação midiática, com ênfase em comunicação, inovação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, produção em multimeios, audiovisual interativo, consumo midiatizado, publicidade e novas tecnologias, semiótica do audiovisual, propriedade intelectual nas tecnologias da comunicação e informação, comunicação e tecnologia, novas tecnologias e inovações na produção audiovisual e estudos em interação humano-computador.

Luiz Antonio Feliciano, Departamento de Linguística, Letras, Comunicação e Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, Brasil

Luiz Antonio Feliciano é doutor em Educação e mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Graduou-se em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté. É professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal. É membro e líder do grupo de pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Desenvolve pesquisa sobre fotografia, juventude e cidade. É editor adjunto da revista Educação em Foco e membro da Academia Frutalense de Letras. É fotógrafo, documentarista, poeta.

Rogério Gomes Neto, Departamento de Linguística, Letras, Comunicação e Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Frutal, Brasil

Rogério Gomes Neto possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie (1999), especialização em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2001), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Tem experiência profissional em comunicação publicitária (atendimento, planejamento e mídia) e na idealização e organização de feiras e eventos. Atualmente é professor universitário no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus de Frutal.

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

Kalinke da Silva, P., Sabino Caldas, C. H., Feliciano, L. A., & Gomes Neto, R. (2024). Publicidade e Sustentabilidade: O Caso da Campanha “The Last Photo”. Comunicação E Sociedade, 45, e024011. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5297