Marcas de Sustentabilidade: Tensões Discursivas na Indústria de Cosméticos da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5364

Palavras-chave:

comunicação sobre sustentabilidade, tensões discursivas, indústria de cosméticos, responsabilidade social, marcas sustentáveis

Resumo

Na tentativa de compreender como as principais marcas de cosméticos da América Latina comunicam as suas iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial, levantamos as seguintes questões: (a) como é que os utilizadores das redes sociais interagem com o conteúdo de sustentabilidade divulgado pelas principais marcas de cosméticos da América Latina?, (b) que discursos utilizam essas marcas para evidenciar o seu compromisso com a sustentabilidade?, e (c) quais são as tensões e contradições implícitas nos discursos de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial dessas marcas? Para responder a estas questões, analisamos quatro marcas bem estabelecidas na indústria de cosméticos latino-americana: Avon, Natura, O Boticário e Yanbal. Através de análises qualitativas e quantitativas, os resultados obtidos permitem-nos identificar as tensões decorrentes da tentativa das empresas de cosméticos em conciliar a procura do lucro com a promoção do desenvolvimento sustentável. Mais concretamente, argumentamos que o discurso sobre a sustentabilidade das principais marcas de cosméticos na América Latina é particularmente apelativo para o público quando destaca preocupações ambientais e menos quando se refere à sustentabilidade social. Além disso, demonstramos uma interação complexa de tensões que incluem a justaposição de três relações dialéticas neste discurso de sustentabilidade: a tensão entre sustentabilidade e capitalismo, entre o impacto empresarial e a agência do consumidor, e entre empoderamento e papéis de género.

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Biografias Autor

Adriana Angel, Grupo de Investigaciones de la Comunicación, Universidad de Manizales, Manizales, Colômbia

Adriana Angel, doutorada em Estudos de Comunicação pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, é professora na Escola de Comunicação da Universidade de Manizales, na Colômbia. É também investigadora do Grupo de Investigação em Comunicação da mesma universidade. A sua investigação explora essencialmente a influência do discurso na construção social das dinâmicas organizacionais e sociais. Mais concretamente, centra-se no discurso da sustentabilidade organizacional, explorando a relação entre o discurso e as várias práticas de comunicação nas organizações.

Alejandro Álvarez-Nobell, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha

Alejandro Álvarez-Nobell é professor-investigador (Universidade de Málaga, Espanha) e diretor do Monitor de Comunicação da América Latina. É investigador principal da equipa ReBiCom #UMAnet: Regeneração, Bem-Estar e Comunicação Positiva e do Grupo de Inovação Educacional Biomimesis Málaga. Tem um doutoramento em Gestão Estratégica da Comunicação e um mestrado em Gestão Estratégica e Inovação em Comunicação (Universidade de Málaga), uma licenciatura em Comunicação Social e um pós-doutoramento em Comunicação. É editor da revista Pangea. Integra os comités executivos da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional, do Consejo Profesional de Relaciones Públicas de la República Argentina e da Asociación Latinoamericana de Investigadores em Campañas Electorales. Foi diretor de comunicação do município de Córdoba, Argentina. É consultor em políticas públicas de modernização, governo aberto e comunicação do Estado. É cofundador da Cronopios — Comunicación con Propósito. Está entre os 10 autores mais citados em relações públicas segundo o Google Scholar.

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Publicado

13-06-2024

Como Citar

Angel, A., & Álvarez-Nobell, A. (2024). Marcas de Sustentabilidade: Tensões Discursivas na Indústria de Cosméticos da América Latina. Comunicação E Sociedade, 45, e024012. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5364