Sobre a Revista

Âmbito

A Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso aberto com dois volumes temáticos publicados por ano (junho e dezembro). Esta publicação pretende aprofundar a análise dos fenómenos comunicacionais e, simultaneamente, contribuir para a leitura da realidade social, segundo ferramentas teóricas e metodológicas dos diferentes campos das ciências humanas e sociais.

Estrutura da Revista

Comunicação e Sociedade admite três tipos de trabalhos (para dossiê temático ou varia):

  • artigos;
  • recensões (de obras de autor ou editadas);
  • entrevistas.

Política Editorial

A revista Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso aberto, que funciona de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares. Dirige-se tanto a académicos consagrados, como a investigadores principiantes, nacionais e estrangeiros. Aceita artigos orientados para aprofundar o conhecimento sobre os fenómenos comunicacionais e integrar teorias e metodologias dos diferentes campos das ciências humanas e sociais que confluam no vasto campo das ciências da comunicação. É recetiva a contribuições de académicos e profissionais, fornecendo-lhes um espaço aberto de interação.

Comunicação e Sociedade aceita propostas de trabalhos académicos originais e inéditos (inclusive disponibilizados previamente em repositórios de preprints) sobre temas relacionados com as chamadas de trabalho (se aplicável) e com os objetivos e o âmbito da revista, na forma de (a) artigos, (b) recensões de obras de autor ou editadas e (c) entrevistas.

As contribuições devem ser redigidas tendo em vista a sua relevância e acessibilidade para um público de ciências da comunicação.

Os trabalhos podem ser propostos em português ou inglês, sendo sempre publicados nos dois idiomas.

Procedimento Editorial

Anualmente são divulgadas duas chamadas de trabalhos. Além disso, os autores podem, de forma permanente, submeter trabalhos não subordinados às chamadas temáticas, que poderão ser publicados na secção Varia.

Os trabalhos submetidos à Comunicação e Sociedade são objeto de uma análise preliminar quanto à adequação e cumprimento integral das normas de submissão da revista. Os editores temáticos e/ou os diretores considerarão ainda os seguintes critérios: adequação à chamada de trabalhos (se aplicável), aos objetivos e âmbito da revista, a apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico. Os trabalhos conformes são enviados para avaliação por revisores.

A revista segue o processo de revisão duplamente cega com pelo menos dois revisores. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e, segundo o conteúdo dos trabalhos submetidos, das áreas das ciências da comunicação preferencialmente e, em alguns casos, de outras ciências sociais e humanas. As recomendações devem ser baseadas numa avaliação da qualidade académica do artigo, da originalidade e da relevância para a chamada de trabalhos (se aplicável) e para os objetivos e âmbito da revista.

A decisão de publicar os trabalhos propostos à revista é dos diretores e/ou dos editores temáticos, estando dependente do parecer favorável dos dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho. A decisão pode implicar:

  • publicar sem quaisquer modificações;
  • publicar com pequenas modificações;
  • sujeito a revisões de fundo e a nova submissão;
  • rejeitar.

A decisão de publicar sem quaisquer modificações aplica-se a trabalhos que exigem mudanças simples, mas que são, em todos os outros aspetos, publicáveis na sua forma original. A indicação de publicar com pequenas modificações é atribuída a textos em que sejam sugeridas pelos revisores pequenas alterações de conteúdo. Trabalhos recomendados para serem revistos a fundo e a uma nova submissão exigem revisões de conteúdo mais substanciais e uma reavaliação. Os trabalhos que recebem esta recomendação estão sujeitos, portanto, a uma segunda ronda de revisão, sempre que possível, com os mesmos dois revisores. Só são permitidas uma revisão e uma ressubmissão.

Os autores dos manuscritos submetidos são informados da decisão editorial até 3 meses após a submissão. Os autores são notificados quanto ao resultado do processo de revisão e, no caso de recomendação de pequenas modificações ou de revisões de fundo, convidados a apresentar uma nova versão no prazo de 2 a 4 semanas após a notificação, em função das alterações necessárias.

Os trabalhos podem ser submetidos em inglês ou português, sendo sempre publicados nos dois idiomas. 

Uma vez aceite, a versão final é editada e, antes da sua publicação, as provas são enviadas aos autores para aprovação, podendo ser previamente pedidos aos autores quaisquer dados em falta do ponto de vista formal. Nesta fase, os autores são convidados a não fazer quaisquer alterações ao conteúdo académico do seu manuscrito.

Os autores são informados aquando da publicação do artigo.

Não são cobradas quaisquer taxas no processamento e submissão de trabalhos.

Política de Revisão por Pares

Tal como apontado anteriormente, a revista segue o processo de revisão duplamente cega (double-blind peer review), estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois revisores externos, sendo um deles falante nativo da língua usada no trabalho. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e, segundo o conteúdo dos trabalhos submetidos, das áreas das ciências da comunicação, preferencialmente, e, em alguns casos, de outras ciências sociais e humanas.

Código de Ética

Comunicação e Sociedade partilha os princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica que integram o Código de Conduta Ética da Universidade do Minho. Seguindo o disposto no referido código (pp. 17-18), consideram-se reprováveis condutas que violam a integridade do investigador. Constituem situações  desta natureza, e como tal, passíveis de sanções, as que a seguir se tipificam, de modo não exaustivo:

  • a prática de plágio;
  • a apropriação de criações intelectuais de outrem, protegidas pelas regras da propriedade intelectual, sem consentimento legal;
  • a fabricação de resultados;
  • a falsificação de resultados;
  • a distorção intencional de resultados para privilegiar uma dada linha de orientação do trabalho ou para satisfazer interesses alheios à verdade científica;
  • a apresentação do mesmo trabalho, no todo ou em parte, em publicações posteriores, sem a menção explícita da fonte original e das partes replicadas.

A Comunicação e Sociedade procura investigar alegações de plágio ou de uso indevido de trabalhos publicados na revista, procurando proteger a sua reputação contra a negligência. Os trabalhos submetidos são verificados usando um software de verificação. Se for detetado plágio, se for incluído material de terceiros sem obtenção prévia de permissão de direitos autorais ou com aviso insuficiente, ou se a autoria for contestada, ou qualquer outra má prática for detetada, a revista Comunicação e Sociedade reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicar uma errata ou retificação (correção); retirar o trabalho da revista; levar o assunto a organismos académicos; proibir o autor de publicar na revista ou tomar medidas legais adequadas.

Política de Acesso Livre

Esta revista fornece acesso livre imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona uma maior troca global de conhecimento.

A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, que podem ficar imediatamente disponíveis.

Política de Partilha de Dados

A revista incentiva os autores a disponibilizarem os dados que suportam os resultados apresentados nos artigos. Exclui-se a disponibilização de dados que, em qualquer circunstância, comprometam a proteção, a privacidade ou a segurança dos envolvidos na investigação ou qualquer outra questão legal ou ética. Este depósito deve ser feito antes ou no momento da submissão.

Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo e registo de identificadores persistentes. Em caso de dificuldade de identificação do repositório adequado, recomenda-se, por exemplo, a utilização do portal re3data.org para encontrar um ajustado às necessidades ou usar um repositório generalista como o Zenodo. A Universidade do Minho conta com um repositório de dados, o Data RepositóriUM, que também poderá ser usado para o depósito de dados associados a artigos publicados nesta revista.

Os autores são encorajados a seguir as boas práticas de citação também no que aos conjuntos de dados diz respeito. Quando aplicável, deve ser fornecida a informação sobre onde se encontram os dados associados ao artigo e sobre as condições em que se pode aceder aos mesmos. O DOI, outro identificador persistente ou o URL também devem ser fornecidos quando aplicável.

Exemplo: Os dados que suportam os resultados apresentados neste artigo estão disponíveis em acesso aberto no Data RepositóriUM em https://doi.org/10.34622/datarepositorium/QUV6OP.

Para assegurar a dupla revisão cega por pares, esta informação não deve, contudo, constar no documento do artigo. Durante o processo de submissão, poderá colocar a informação nos comentários ao editor.

Política de Preservação Digital

Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project.

 

Editora

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710-057 Braga – Portugal

Telefone: [+351] 253 604 695
Fax: [+351] 253 604 697
Email: cecs[at]ics.uminho.pt

Com o apoio do serviço de alojamento de:

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Financiamento

A Comunicação e Sociedade é financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático).