https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/issue/feedComunicação e Sociedade2025-09-01T11:04:19+00:00Comunicação e Sociedadecomunicacaoesociedade@ics.uminho.ptOpen Journal Systems<p><em>Comunicação e Sociedade</em> é uma revista científica da área das ciências da comunicação, editada pelo <a href="http://www.cecs.uminho.pt/">Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade</a>. Publica dois volumes por ano (junho e dezembro), em regime de publicação contínua, com edição bilingue, integralmente em português e em inglês.</p>https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/6304Arquitetura e Branding: O Património Como Elemento da Identidade Corporativa nas Universidades2025-09-01T11:04:19+00:00Íñigo Urquía Uriaguerecai.urquia@ufv.es<p>O presente estudo analisa o papel da arquitetura na construção da identidade corporativa de universidades classificadas como “Património Mundial da Unesco”. Pretende-se compreender de que forma estas instituições integram o seu património arquitetónico na comunicação institucional, em particular através dos seus vídeos oficiais, visando reforçar a sua imagem e valores. Para tal, recorre-se a uma abordagem qualitativa, baseada na análise do discurso audiovisual, utilizando o modelo do quociente patrimonial, que permite explorar cinco dimensões fundamentais das marcas patrimoniais: trajetória, longevidade, valores, símbolos e história como identidade.<br />A análise dos vídeos institucionais da Universidade de Coimbra, da Universidade Nacional Autónoma do México e da Universidade de Alcalá demonstra que a arquitetura funciona não apenas como espaço funcional, mas também como recurso simbólico, transmitindo prestígio, continuidade e legitimidade institucional. Verifica-se que os espaços arquitetónicos destacados nesses vídeos desempenham um papel central na construção da identidade universitária e na respetiva estratégia de <em>branding</em> patrimonial. Em suma, conclui-se que a arquitetura constitui um ativo estratégico na comunicação institucional das universidades patrimoniais.</p>2025-09-01T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2025 Íñigo Urquía Uriaguerecahttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/6440Jornalismo de Influência Regional: Uma Proposta Para as Cidades Médias Brasileiras2025-07-28T14:40:18+00:00Thays Assunção Reisthays.jornalista@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo apresentar a proposta conceitual de “jornalismo de influência regional”, voltada à atividade desenvolvida nas cidades médias brasileiras não metropolitanas, situadas no interior dos estados. A proposição parte de uma pesquisa empírica empreendida na cidade média de Imperatriz, localizada no sudoeste do Maranhão, e em 18 cidades pequenas da sua região de influência (<em>Regiões de Influência das Cidades: 2018</em>; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2020). Como estratégia metodológica foram adotados os seguintes procedimentos: (a) mapeamento dos veículos de comunicação em funcionamento nas cidades investigadas; (b) entrevistas semiestruturadas com jornalistas de Imperatriz; (c) aplicação de questionários com moradores de Imperatriz e das cidades na sua região de influência; e (d) análise de conteúdo dos produtos jornalísticos. Os resultados obtidos indicam a existência de um jornalismo especializado na: (a) produção simultânea de notícia local e regional, a qual denominamos “notícia polarizadora”; (b) realização da cobertura noticiosa da região de influência; (c) mediação das demandas e reivindicações das pequenas comunidades do entorno; (d) informação de proximidade para o consumo da região; e (e) intermediação de fluxos informativos produzidos em outros centros urbanos.</p>2025-07-28T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2025 Thays Assunção Reis