https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/issue/feedComunicação e Sociedade2024-03-18T15:07:02+00:00Comunicação e Sociedadecomunicacaoesociedade@ics.uminho.ptOpen Journal Systems<p><em>Comunicação e Sociedade</em> é uma revista científica da área das ciências da comunicação, editada pelo <a href="http://www.cecs.uminho.pt/">Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade</a>. Publica dois volumes por ano (junho e dezembro), em edição bilingue, integralmente em português e em inglês.</p>https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/4748Quando as Redes Sociais Digitais São Fontes Jornalísticas — Uma Abordagem a Códigos Deontológicos2024-01-31T17:59:10+00:00Paulo Martinspmartins@iscsp.ulisboa.pt<p>A influência dos média sociais no campo do jornalismo, hoje incontornável, manifesta-se em várias vertentes, criando desafios que não podem ser ignorados pelos profissionais. Enquanto fontes, estão a ser cada vez mais utilizados, contribuindo para a emergência de novas dinâmicas de produção noticiosa, em particular na cobertura de acontecimentos em continuidade, nos quais impera a velocidade de transmissão e o imediatismo constitui um valor em si mesmo, incentivando a extração de conteúdos disponíveis na internet, sem tempo para escrutínio. Neste artigo, o fenómeno é enquadrado numa perspetiva ética. Através da análise de 32 códigos deontológicos — e instrumentos semelhantes — que incorporam esta realidade em partes específicas foram identificados valores e princípios jornalísticos neles inscritos acerca das modalidades de recolha de informação, sobretudo em redes sociais digitais. A exigência de verificação e validação do material e de identificação da fonte, procedimentos tradicionais, é predominante, atentos os potenciais riscos para o rigor de uma narrativa jornalística. Também é detetada, na maioria dos códigos integrados no <em>corpus</em>, a preocupação de acautelar o dano na esfera privada de cidadãos, eventualmente decorrente da difusão de material. Não se trata apenas de proteger a privacidade, em geral, mas de ponderar questões de grande sensibilidade a ela associáveis: a vulnerabilidade e dor em que se possam encontrar os autores das postagens e a presença nas redes de vítimas ou cidadãos menores de idade.</p>2024-01-31T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Paulo Martinshttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/4754Qualidade Jornalística e Estabilidade Democrática em Tempos de Crise: Reflexões Empíricas de Jornais Espanhóis2024-03-18T15:07:02+00:00Silvia Felizardo dos Santossilviafelizardo@gmail.comRut Martínez Bordarut.martinez@uah.es<p>No contexto social e político em que vivemos, com um incremento de atores sociais neopopulistas e um cenário de instabilidade democrática, é fundamental entender a qualidade do jornalismo na pós-democracia. A situação de infodemia, que vivemos durante a pandemia da COVID-19, ressaltou os aspetos negativos do uso das redes sociais como ferramenta de informação que ajuda a desenvolver as competências básicas para exercer uma cidadania ativa na democracia liberal. Nestas circunstâncias, é fundamental analisar o papel do jornalismo de referência no combate à desinformação e a sua importância no fomento do pensamento crítico da cidadania, para, desse modo, inserir na agenda pública temas de interesse público.<br />O objetivo principal desta investigação é analisar a qualidade do conteúdo produzido por jornais espanhóis de referência e disponibilizado aos cidadãos por meio das redes sociais. Para isso, utilizamos como metodologia os paradigmas qualitativo e quantitativo, centrados no quadro epistemológico em que estão circunscritos, para realizar uma análise ao conteúdo, a sua tendência e viés político relativamente aos boatos sobre o coronavírus publicados pelos jornais de referência no cenário nacional e regional nos seus perfis do Facebook. <br />Os resultados desta investigação revelam uma baixa interação da audiência com as publicações e abrem novas discussões sobre o tipo de matérias que atraem a atenção do público e que, ao mesmo tempo, podem cumprir com a formação e o fomento do pensamento crítico da cidadania.</p>2024-03-18T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Silvia Felizardo dos Santos, Rut Martínez Bordahttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/5154Diferenciando Marketing Verde de Greenwashing com Base em Dados do Banco do Brasil S.A. e Natura & Co.2024-02-15T15:00:48+00:00Camila da Costacamiladacosta@feevale.brDusan Schreiberdusan@feevale.brPaola Schmitt Figueirópaolaadm@gmail.comLuciane Pereira Vianaviana.luciane.lu@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo identificar as diferenças entre as ações de marketing verde e de tendência ao <em>greenwashing</em>, bem como suas implicações para as práticas de desenvolvimento socioambiental das empresas, com base em dados do Banco do Brasil S.A. e Natura & Co. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de caso múltiplo, realizado com análise de documentos, como relatórios anuais, além de outras informações disponíveis aos consumidores pelas duas empresas em seus <em>sites</em>. A análise documental foi orientada pela <em>check-list</em> construída a partir da revisão teórica. A pesquisa evidenciou que as duas organizações analisadas seguem princípios éticos na publicização de suas ações no âmbito da sustentabilidade, nas dimensões ambiental e social, configurando desta forma o modelo de marketing verde, preconizado na literatura científica, distanciando-se da tipificação de <em>greenwashing</em>. Tanto o Banco do Brasil como a Natura & Co. demonstram, por meio de relatórios disponibilizados em seus <em>sites</em>, a realização de ações e apoio a projetos, tanto sociais, como ambientais, que, ao serem objeto de comunicação ao mercado e <em>stakeholders</em>, evidenciam características de veracidade, com indicação de fontes e documentos que comprovam a efetiva execução de ações citadas. Destarte, é possível inferir que se trata de marketing verde e não <em>greenwashing</em>.</p>2024-02-15T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Camila da Costa, Dusan Schreiber, Paola Schmitt Figueiró, Luciane Pereira Viana