O Movimento 15M. Ações coletivas e voláteis no campo político
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.23(2013).1613Keywords:
Comunicação, política, rede social, Revolução Espanhola, participaçãoAbstract
Partindo de dados recolhidos através de um inquérito realizado em Maio de 2011, com o objetivo de identificar algumas características do impacto mediático do Movimento 15M espanhol, este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre o papel dos novos média, sobretudo das redes sociais, na produção de ações mediáticas em massa. Decorrente dos atuais processos de informação, as redes sociais surgem posicionadas no imaginário como cenários informativos multiplicadores e como espaços geradores de mobilizações sociais imediatas. Contudo, a rápida disseminação, espontaneidade, instantaneidade e volatilidade que caracterizam estes movimentos contrastam com a falta de movimentos ponderados, decorrentes de processos deliberados, que assentam necessariamente em esferas públicas institucionalizadas. Este artigo revela o contraste existente entre a alteração dos hábitos de consumo dos média e a receção de informação pelos cidadãos, e a sua permanente apatia perante a ação-mobilização. Assim, as alterações nas formas de comunicação, individualização, interligação e presença múltipla permanecem espaços de ação coletiva inalterados, podendo, inclusivamente, reduzir estes espaços se não forem utilizados adequadamente.Downloads
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