Nota Introdutória: A Publicidade Polaroid

Autores

  • Sara Balonas Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0885-1718
  • Sónia Silva Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal/Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Braga, Portugal/Departamento de Artes e Comunicação, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal/ Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8166-9851
  • Isabel Ruiz-Mora Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha https://orcid.org/0000-0003-0723-9850

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5821

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Biografias Autor

Sara Balonas, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Sara Balonas é professora auxiliar da Universidade do Minho e investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Doutorada em Ciências da Comunicação — publicidade na esfera social — ensina comunicação estratégica, marcas, publicidade e criatividade. Os seus interesses de investigação centram-se na publicidade e mudança comportamental, mudança social, comunicação estratégica, marcas, criatividade, comunicação política, comunicação em saúde e marketing social. É autora de artigos, livros e outras publicações científicas nestas áreas. É coordenadora do Createlab — Laboratório de Experimentação e Inovação (CECS) e do grupo de investigação Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais (CECS). Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Publicidade da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. É fundadora da B+ Comunicação (2002) e do Be True, programa de intervenção estratégica na esfera social (d2010).

Sónia Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Braga, Portugal/Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Braga, Portugal/Departamento de Artes e Comunicação, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal/ Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Sónia Silva é professora auxiliar convidada na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa — Centro Regional de Braga. Desde 2020, é também professora auxiliar convidada no Departamento de Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Leciona na disciplina de Comunicação Organizacional e Estratégica, sendo responsável por várias disciplinas relacionadas com publicidade, relações públicas, assessoria de comunicação de marketing e protocolo e organização de eventos. Tem também lecionado disciplinas transversais como Teorias da Comunicação, Metodologia da Investigação, Sociologia da Comunicação, Metodologia e Quantificação da Informação e Comunicação Científica. Desde 2015, é membro colaborador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e, desde 2024, membro integrado do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos. Em termos de investigação, Sónia Silva centra-se nas áreas da comunicação organizacional e estratégica, da responsabilidade social, da publicidade e das relações publicas.

Isabel Ruiz-Mora, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha

Isabel Ruiz-Mora é professora associada na Universidade de Málaga (Espanha) no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, onde ensina Relações Públicas e Transmédia na licenciatura e mestrado. Participa em diferentes projetos financiados sobre lobbying, sustentabilidade, processos urbanos e perspetiva de género no setor ferroviário, a nível nacional e europeu. A sua investigação centra-se no ativismo dos cidadãos, na sustentabilidade e na comunicação estratégica. Isabel Ruiz-Mora é editora do International Journal of Public Relations e foi professora sénior na Sheffield Hallam University e investigadora visitante na University of Stirling (Escócia), Roskilde University (Dinamarca), University of Sheffield (Inglaterra), University of Leeds (Inglaterra) e TAR-UC College (Malásia). Está envolvida na AcademicasPR, um espaço colaborativo para estudar e divulgar o trabalho e a investigação de e sobre mulheres académicas no domínio das relações públicas e Relaciones Públicas al Descubierto (Relações Públicas em Destaque), uma série de podcasts para promover a contribuição das relações públicas para a sociedade.

Referências

Arora, A., Freundt, T., Gregg, B., Hajro, N., Meder, C., & Schumacher, K. (2024, 26 de março). How playing offense on sustainability can power e-commerce performance. McKinsey & Company. https://www.mckinsey.com/capabilities/growth-marketing-and-sales/our-insights/how-playing-offense-on-sustainability-can-power-e-commerce-performance

Bar Am, J., Doshi V., Malik, A., & Noble S. (2023, 6 de fevereiro). Consumers care about sustainability —And back it up with their wallets. McKinsey & Company. https://www.mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/consumers-care-about-sustainability-and-back-it-up-with-their-wallets

Barthes, R. (1985). A aventura semiológica (M. de Santa Cruz, Trad.). Edições 70. (Trabalho original publicado em 1985)

Reboul, M. (2022). Sustainability and advertising. IPSOS Views.

Publicado

25-06-2024

Como Citar

Balonas, S., Silva, S., & Ruiz-Mora, I. (2024). Nota Introdutória: A Publicidade Polaroid. Comunicação E Sociedade, 45, e024015. https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5821