Informação Televisiva de Prime Time e Estratégias de Comunicação em Tempo de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.40(2021).3436

Palavras-chave:

cobertura televisiva da pandemia, comunicação de saúde pública, covid-19, Portugal, jornalismo

Resumo

A pandemia de covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde a 11 de março de 2020, teve um impacto imediato no quotidiano das sociedades globalizadas. No ocidente, a doença desafiou a democracia e as liberdades individuais e cívicas, ao mesmo tempo que demonstrou a centralidade do Estado e dos governos na gestão da crise. Para a concretização das orientações emanadas pelos responsáveis políticos, foram centrais as estratégias e dispositivos comunicacionais de executivos governamentais e autoridades sanitárias, assim como a sua capacidade para influenciar a agenda dos media dominantes. Este artigo objetiva refletir sobre as estratégias de comunicação utilizadas pelo governo português na gestão da crise e os seus reflexos na cobertura jornalística televisiva, analisada a partir de um estudo empírico que incide sobre os 3 primeiros meses da propagação do vírus em Portugal. Utiliza-se uma metodologia de análise de conteúdo, quantitativa e qualitativa, com base em categorias unívocas pré-determinadas sistematizadas no programa Excel. Inicia-se a exposição apresentando alguns elementos de enquadramento político, social e comunicacional que envolvem o desenrolar da pandemia ao longo do ano de 2020, no mundo e em Portugal. Em seguida, sintetizam-se tendências e estratégias de comunicação de organizações internacionais e nacionais. Por fim, os resultados da análise empírica são apresentados, discutidos e interpretados da perspetiva das estratégias de comunicação das instituições de saúde pública sobre a cobertura jornalística da pandemia.

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Biografias Autor

Isabel Ferin Cunha, Instituto de Comunicação da NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Isabel Ferin Cunha é licenciada em história pela Faculdade de Letras de Lisboa, mestre e doutora (1987) em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo, tendo feito pós-doutoramento em França (Centre National de la Recherche Scientifique, 1991). Foi professora da Universidade de São Paulo (1983 a 1991) e da Universidade Católica de Lisboa (1992 a 2002). É professora associada, com agregação, reformada, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigadora do Instituto de Comunicação da NOVA (Universidade Nova de Lisboa). Coordenou os seguintes projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia: Imagens do Feminino na Televisão; Televisão e Imagens da Diferença; Jornalismo e Actos de Democracia; Cobertura Jornalística da Corrupção Política: Uma Perspetiva Comparada Brasil, Moçambique e Portugal. Coordenou (2003 a 2009), com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, o projeto Media, Imigração e Minorias Étnicas. Integrou e colabora em projetos nacionais e internacionais nas áreas da análise dos media e comunicação política.

Carla Martins, Instituto de Comunicação da NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal/Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal

Carla Martins é licenciada e mestre em filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e doutorada em ciências da comunicação, com especialização em media e jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Integra os quadros da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desempenhando as funções de coordenadora da Unidade da Transparência dos Media. É professora das áreas de comunicação e jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e investigadora do Instituto de Comunicação da NOVA. É ainda co-autora de Política no Feminino (2016) e autora de Mulheres, Liderança Política e Media (2015) e O Espaço Público em Hannah Arendt (2005).

Ana Cabrera, Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Ana Cabrera é licenciada em história pela Universidade de Lisboa, mestre em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e doutora em história institucional e política contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, tendo feito ainda um pós-doutoramento em comunicação política — estudos de género. É fundadora do Centro de Investigação Media e Jornalismo e coordenadora de projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia como Política no Feminino e Censura e Métodos de Controlo das Informações em Teatro e Cinema, participando ainda em projetos financiados como Corrupção Política e História do Jornalismo em Portugal. Foi investigadora da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2009 e 2015 e é investigadora no Instituto de História Contemporânea desde 2016.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Cunha, I. F., Martins, C., & Cabrera, A. . (2021). Informação Televisiva de Prime Time e Estratégias de Comunicação em Tempo de Pandemia. Comunicação E Sociedade, 40, 33-52. https://doi.org/10.17231/comsoc.40(2021).3436