A Importância do Design de Comunicação no Processo de Disseminação de Práticas Comunitárias em Bairros Sociais: O Balteiro

Autores

  • Nuno Martins Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Escola Superior de Design, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5228-5453
  • Daniel Brandão Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6331-0354
  • Leonor Guimarães Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Design, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9324-7093
  • Eliana Penedos-Santiago Instituto de Investigação em Design Media e Cultura/Unexpected Media Lab, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7750-6227
  • Emílio Brandão School of Architecture and the Built Environment, KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia/Department of Architecture and Civil Engineering, Chalmers University of Technology, Gotemburgo, Suécia https://orcid.org/0000-0003-3855-8520

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4455

Palavras-chave:

design de comunicação, práticas comunitárias, bairros sociais, design social, design universal

Resumo

No presente artigo pretende-se demonstrar de que modo a investigação em design de comunicação pode contribuir para a disseminação de práticas comunitárias em contextos economicamente desfavorecidos, como é o caso dos bairros sociais. Este estudo surge no âmbito do projeto de investigação ECHO, onde a principal missão é conhecer e documentar duas práticas comunitárias auto-iniciadas no bairro social do Balteiro, em Vila Nova de Gaia, Portugal, com o objetivo de as divulgar e estimular a sua replicação em contextos sociais análogos. Começa-se por apresentar uma revisão de literatura sobre o papel do design ao serviço das comunidades, focada, em particular, nos conceitos de design social e do design universal, que fundamenta a relevância e pertinência da problemática estudada. De seguida, descreve-se o caso de estudo do Balteiro. Apresentam-se as metodologias adotadas nesta investigação, nomeadamente, o conjunto de entrevistas realizadas com o objetivo de conhecer a história das duas práticas comunitárias, e que serviram de base ao desenvolvimento de um estudo prévio para uma plataforma online e um conjunto de documentários. Este estudo comprovou a importância do envolvimento dos designers neste processo de disseminação, em equipas que deverão ser multidisciplinares. O trabalho de investigação no terreno deve ser próximo da comunidade, das instituições e dos diferentes atores sociais envolvidos, de forma a compreender a complexidade do contexto de estudo e definir o modo de atuação do design. A experiência empírica adquirida com este estudo demonstrou que o trabalho na área social deve ser desenvolvido a nível local, focado em pequenas comunidades ou organizações informais, com a consciência de que os resultados se atingem de forma lenta e gradual.

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Biografias Autor

Nuno Martins, Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Escola Superior de Design, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal

Nuno Martins é doutorado em media digitais (2013) pela Universidade do Porto, tendo sido bolseiro de doutoramento do programa UT Austin-Portugal da Fundação para a Ciência e a Tecnologia; mestre em arte multimédia e licenciado em design de comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É professor adjunto na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde é diretor e docente do Mestrado em Design Digital, lecionando também na Licenciatura em Design Gráfico. É investigador integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura. Atualmente é investigador responsável do projeto ECHO - Ecoar o Eu Comunitário: Desenhar a Disseminação e Replicação de Práticas Auto-iniciadas em Comunidades Urbanas Desprivilegiadas num Mundo Pós-pandémico (EXPL/ART-DAQ/0037/2021) e co-investigador responsável do projeto HERIC 2D - Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação Digital das Fontes Oficiais de Saúde Pública Para a Orientação dos Cidadãos em Situações Pandémicas (2022.06008.PTDC), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Fundador e chair da DIGICOM — International Conference on Design and Digital Communication, tem também coeditado vários livros científicos em design e integrado comissões científicas em inúmeras revistas e conferências internacionais. Como designer, foi várias vezes premiado nacional e internacionalmente e alguns dos seus projetos constam em mais de duas dezenas de livros de design de comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.

Daniel Brandão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Daniel Brandão é doutorado em media digitais, na especialidade de criação de audiovisual e de conteúdos interativos, pela Universidade do Porto (2014), onde desenvolveu o projeto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website participativo que coleta vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade, com o objetivo de legitimar a sua vocação de património cultural. Co-coordenou também o projeto Citadocs: realização colaborativa de mini-documentários, nascido no Future Places Medialab for Citizenship. É licenciado em design de comunicação (2004) e mestre em arte multimédia (2008), ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É professor auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. É co-investigador responsável do projeto bYou: Estudo das Expressões das Crianças e Jovens Sobre os Media (PTDC/COM-OUT/3004/2020), e integra as equipas dos projetos ECHO: Ecoar o Eu Comunitário (EXPL/ART-DAQ/0037/2021) e HERIC 2D: Comunicação de Risco em Saúde (2022.06008.PTDC), todos eles financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É co-chair da DIGICOM — International Conference on Design and Digital Communication, coeditou vários livros sobre design e tem participado em várias comissões científicas de conferências e revistas internacionais. Com vasta experiência de docência em universidades públicas e privadas, nas áreas do design de comunicação, do audiovisual e da multimédia, passou pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Artes e Design — Matosinhos, Universidade Católica Portuguesa — Braga. Trabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves, e o seu Museu de Arte Contemporânea, com a qual colaborou durante seis anos.

Leonor Guimarães, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Design, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal

Leonor Guimarães é estudante no Mestrado em Design Digital, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e licenciada em artes plásticas – multimédia (2021) pela Universidade do Porto, onde foi membro da empresa estudantil FBAUP Design Inc., e do conselho pedagógico. Foi bolseira no programa Verão com Ciência (IPCA/ESD/ID+/FCT/BIIVC/2022), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e atualmente interessa-se pelo estudo do design de interfaces e da experiência do utilizador.

Eliana Penedos-Santiago, Instituto de Investigação em Design Media e Cultura/Unexpected Media Lab, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Eliana Penedos-Santiago é membro integrado no Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, colabora como investigadora em projetos nacionais e internacionais financiados. É pós-doutorada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, intitulado A Escola de Carlos Ramos - Uma Década de Histórias Invisíveis na ESBAP: 1957 a 67. Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Valência (2012), foca a sua investigação no campo das ciências sociais com ênfase nos digital media, memórias locais, património design português, educação para o design, realidade aumentada e desenho imersivo através de realidade virtual. Assumiu a coordenação e curadoria de vários eventos, tais como seminários, workshops académicos, projetos pedagógicos e exposições. Moderadora em várias conferências e fóruns científicos. É desde 2005 professora de design, no 1.º e 2.º ciclos de estudos (laboratórios de design, motion graphics, web design e vídeo, história e cultura da web, ilustração e animação digital e design para a saúde e bem-estar).

Emílio Brandão, School of Architecture and the Built Environment, KTH Royal Institute of Technology, Estocolmo, Suécia/Department of Architecture and Civil Engineering, Chalmers University of Technology, Gotemburgo, Suécia

Emílio Brandão é estudante de doutoramento na KTH School of Architecture (Estocolmo), desde setembro de 2022, no âmbito do projeto JPI-Urban Europe CoNECT (Collective Networks for Everyday Community Resilience and Ecological Transition). A sua investigação incide sobre pedagogias comunitárias para a resiliência para além da crise. Nos últimos nove anos, foi professor na Chalmers School of Architecture (Gotemburgo), tendo sido diretor do programa de mestrado Arquitetura e Planeamento Para Além da Sustentabilidade, entre 2016 e 2022, onde desempenhou as funções de examinador, supervisor e professor em vários cursos, disciplinas de projeto e teses de mestrado. Tanto na investigação, como no ensino, debruça-se sobre temas de pedagogias urbanas para a sustentabilidade e inclusão social, resiliência comunitária e práticas colaborativas. Especializou-se em processos e metodologias de design activism, cocriação, participação e autoconstrução, envolvendo múltiplos stakeholders. Trabalha em contextos altamente desafiados pela segregação socioeconómica, pobreza urbana, diversas desigualdades e injustiças, tanto a nível local quanto internacionalmente, e baseado em vários anos de experiência em prática arquitetónica e pedagogia no ensino superior baseada em investigação-ação e envolvimento em organizações não governamentais como a Arquitetos Sem Fronteiras (tanto a organização internacional como a sueca). Em 2021, recebeu o prestigioso prémio de pedagogia da Chalmers University of Technology. Esteve também envolvido em diferentes projetos colaborativos e de investigação, como o projeto Fundo Social Europeu Lärandets Torg em Hammarkullen, Gotemburgo (2014–2017) e o projeto de pesquisa “Stitching the City: From Micro-data to Macro-views”.

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Martins, N., Brandão, D., Guimarães, L., Penedos-Santiago, E., & Brandão, E. (2023). A Importância do Design de Comunicação no Processo de Disseminação de Práticas Comunitárias em Bairros Sociais: O Balteiro. Comunicação E Sociedade, 43, e023010. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4455