Opinião, argumentação e persuasão no quadro de uma racionalidade sociológica – O «poder do discurso»
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.16(2009).1028Palavras-chave:
Opinião, argumentação, persuasão, racionalidade argumentativa, racionalidade sociológica, mediaResumo
Este artigo pretende sinteticamente fazer uma revisão das perspectivas teóricas que têm abordado os conceitos «opinião», «argumentação» e «persuasão». Ele resulta da necessidade, sentida no contexto da elaboração da tese de doutoramento1, de problematizar e enquadrar teoricamente a «opinião tornada pública» pelos colunistas.É pretendendo não negar a existência das estratégias e mecanismos de persuasão e a sua importância, por um lado, e dando relevo ao que nos parecem os «limites» das principais perspectivas que a abordam, por outro, que entendemos ser conveniente revisitar as perspectivas teóricas que ao longo do tempo se centraram na persuasão, particularmente, os ângulos que a cruzam com o entendimento/valoração da opinião.É nossa intenção primordial situarmo-nos na pragmática sociológica que territorializa a linguagem, que indaga sobre o que funda a legitimidade ou a validade das acções comunicativas e intercompreensiva, sobre a legitimidade de quem fala, realçando a importância das variáveis e contextos de natureza e ordem mais social que linguística, mais sociológica do que argumentativa, mais mediática que racional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Comunicação e Sociedade
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.