Transparência e Participação das Audiências: Uma Perspetiva dos Diretores e Editores de Média no Chile
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.46(2024).5694Palavras-chave:
responsabilização dos média, transparência dos média, participação das audiências, ética, jornalismoResumo
Atualmente, as audiências dispõem de diversas plataformas para debater sobre jornalismo, onde a responsabilização dos média se inicia com a avaliação pública por parte dos cidadãos. A transparência emerge como uma construção normativa, intimamente ligada à responsabilidade social e à validação do jornalismo. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos instrumentos de participação das audiências que visam mostrar e explicar as normas e valores subjacentes à cobertura jornalística.
A participação das audiências desempenha um papel fundamental no processo de responsabilização dos média, ouvindo e dando voz aos cidadãos. Contudo, essa participação tem implicações no contexto da transparência, do imediatismo, do acesso global e da interatividade, apresentando desafios significativos para os média na sua responsabilidade para com o público.
Este artigo visa revelar a perceção dos diretores e editores de média no Chile sobre os instrumentos de responsabilização dos média, para descrever e caracterizar a transparência e a participação das audiências no país. Com base num estudo exploratório de metodologia qualitativa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com diretores de televisão, jornais, rádio e média digitais.
Estes temas têm sido pouco explorados como objetos de estudo no Chile, e a investigação neste campo é limitada, coincidindo com uma diminuição da confiança dos cidadãos nos média. Assim, investigar e analisar os instrumentos de transparência e participação das audiências no contexto da responsabilização dos média pode abrir novas perspetivas de análise para compreender a situação atual dos média no Chile e a sua relação com o público.
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