Tendências e dinâmicas do mercado dos media em Portugal

Autores

  • Paulo Faustino Universidade Católica Portuguesa; Instituto Politécnico de Leiria; Media XXI

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.16(2009).1037

Palavras-chave:

Tendências, prospectiva, economia, gestão, perfis, mercado, trabalho, profissões, concentração, tecnologias, emprego

Resumo

Parte deste paper resulta de um amplo estudo promovido pelo autor intitulado “Análise e prospectiva dos media: Tendências, mercado e emprego”, levado a cabo pela Media XXI – Consulting, Research & Publishing. O estudo, realizado em 2007, pretendeu, por um lado, suscitar a reflexão, à luz de possíveis cenários futuros, sobre a actividade dos media, sobretudo numa perspectiva empresarial, e, por outro, analisar os impactes das novas tecnologias ao nível da gestão, das competências e do mercado de trabalho, aplicados à realidade portuguesa embora não ignorando a sua inclusão num contexto internacional. É neste âmbito que se identificam, descrevem e analisam algumas tendências com vista a gerar elementos para uma abordagem situacional e prospectiva da indústria dos media. O trabalho permitiu reunir informação que poderá ser útil ao apoio de estratégias de gestão das empresas e dos seus colaboradores; e gerar informação no sentido de apoiar algumas decisões e orientações sobre a forma como se irá desenvolver e médio e longo prazo a actividade dos media.

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Publicado

31-12-2009

Como Citar

Faustino, P. (2009). Tendências e dinâmicas do mercado dos media em Portugal. Comunicação E Sociedade, 16, 177–212. https://doi.org/10.17231/comsoc.16(2009).1037