Mediação intercultural com álbuns ilustrados

Autores

  • Margarida Morgado Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3066

Palavras-chave:

Livro-álbum, identidade, diversidade, migração, mediação intercultural

Resumo

É grande o potencial de utilização de livros-álbum no contexto da mediação intercultural com crianças e jovens, que recorrem à multimodalidade para contar histórias sobre condições sociais de vida mundo atual. Quando criteriosamente selecionados, os livros-álbum permitem aos jovens encontrar representações diversas de multiculturalidade e de atuação intercultural significativas. Apresentam-se alguns exemplos de como um conjunto de livros-álbum da coleção do projeto IDPBC (Identity and diversity in picture book collections) pode ser usado para explorar tópicos de superdiversidade das sociedades modernas, tais como, viver em comunidades culturalmente muito diversas, construção de múltiplas identidades linguísticas, mobilidades humanas (forçadas e voluntárias) e migrações, em massa. Estes recursos ficcionais, que se apresentam como geradores de empatia entre os leitores, podem ser usados para ajudar crianças a compreender a diversidade crescente em que vivem, bem como os fenómenos contemporâneos de migração ou refugiados. Eles podem também contribuir para ajudar os jovens a compreender a complexidade social à escala global e ao nível dos direitos humanos e da convivência na diversidade de uma cidadania global. Sugerem-se por fim abordagens didáticas inclusivas destes materiais, passíveis de serem usadas com crianças (com idades dos cinco aos 12 anos) em situações de acolhimento e mediação intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-05-2019

Como Citar

Morgado, M. (2019). Mediação intercultural com álbuns ilustrados. Comunicação E Sociedade, 141–161. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3066