Imagens publicitárias: jogos do olhar, género e sexualidades

Autores

  • Zara Pinto-Coelho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.11(2007).1140

Palavras-chave:

Imagens publicitárias, jogos do olhar, género, sexualidades, semiótica social

Resumo

Os traços patriarcais que marcam o olhar na imagem cinematográfica têm sido amplamente discutidos desde o trabalho pioneiro de Laura Mulvey sobre o assunto (Mulvey, 1975/1989). O mesmo não acontece nas discussões sobre a imagem publicitária da mulher. Neste artigo defendo que a análise do olhar é fundamental para compreender o funcionamento persuasivo e a eficácia social deste tipo de imagem. Situando-me no quadro da semiótica visual social de Gunther Kress e Theo van Leeuwen (1997), faço uma análise de cinco imagens, centrando-me nas noções de género e de sexualidade que as construções visuais do olhar implicam e produzem. Sugiro que estas imagens criam oportunidades para o desejo e preferências sexuais que escapam à regra heterossexual dominante, e que jogam com as contradições e tensões presentes nas relações de género das sociedades ocidentais actuais.

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Biografia Autor

Zara Pinto-Coelho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

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Publicado

20-06-2007

Como Citar

Pinto-Coelho, Z. (2007). Imagens publicitárias: jogos do olhar, género e sexualidades. Comunicação E Sociedade, 11, 175–184. https://doi.org/10.17231/comsoc.11(2007).1140

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