Migrações sonoras em Português: representações culturais da diáspora portuguesa na rádio brasileira

Autores

  • Teresa Alves Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2273

Palavras-chave:

Rádio, diáspora, cultura lusófona, fluxos migratórios

Resumo

A língua portuguesa é uma língua de múltiplas sonoridades. Nos diversos sotaques dos vários povos que falam português, torna-se evidente a prevalência da sonoridade da língua portuguesa como caraterística definidora. A rádio, como meio de raiz sonora, representa essa diversidade da língua que constitui a sua diferença. Vários são os programas de rádio sobre cultura portuguesa produzidos para a diáspora. Neste artigo, analisaremos os casos dos programas produzidos no Brasil para a diáspora portuguesa: o seu diferencial estratégico, a sua capacidade de representação da cultura portuguesa e a forma como se relacionam com a diáspora e as comunidades emigrantes e lusodescendentes. Tendo em conta que Portugal e o Brasil são os universos em questão, esta análise será realizada após uma reflexão sobre relações pós-coloniais entre os dois países, tendo por base os princípios fundadores do pensamento descolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Teresa Alves, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Tradução. É doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e encontra-se, de momento, a preparar uma tese sobre rádio e Lusofonia. É profissional de rádio desde 2003, atualmente é produtora e apresentadora na Rádio Renascença (Portugal).

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

Alves, T. (2015). Migrações sonoras em Português: representações culturais da diáspora portuguesa na rádio brasileira. Comunicação E Sociedade, 28, 109–128. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2273

Edição

Secção

Diáspora, Dinâmicas de Mobilidade e Media