Participação e Confiança na Comunicação Comunitária: Os Casos do Vela Notícias e do Jornal da Aldeia
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4813Palavras-chave:
comunicação comunitária, confiança, participação, Vela Notícias, Jornal da AldeiaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as dinâmicas de participação presentes em veículos informativos produzidos por cidadãos não-jornalistas, no interior de Portugal. A partir de um estudo exploratório, são analisadas duas iniciativas desenvolvidas por comunidades localizadas no interior do país, o Vela Notícias, na região Centro, e o Jornal da Aldeia, na região do Alentejo. Estas são entendidas como objetos empíricos de um fenómeno que reflete o distanciamento e os constrangimentos dos média tradicionais, o desejo das populações destes territórios de partilharem conhecimento de interesse local e a necessidade de os cidadãos se sentirem representados social e culturalmente. As duas iniciativas surgiram em regiões desertificadas, com menos de 1.000 habitantes, e envelhecidas, segundo os Censos 2021 (Instituto Nacional de Estatística, 2021).
A fim de compreender e discutir tais questões, além da revisão da literatura pertinente ao tema, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, como procedimento metodológico, aos participantes envolvidos na produção informativa dos dois média comunitários. A importância do estudo consiste em compreender dinâmicas comunicacionais de proximidade que envolvem cidadãos não-jornalistas.
Os cidadãos das duas freguesias participam na criação de conteúdos, na escolha dos assuntos, na edição e na distribuição dos periódicos. A produção não está submetida às lógicas de seleção, filtragem e hierarquização jornalísticas. Ainda assim, os entrevistados demonstram interesse e confiança nas informações publicadas. O interesse em participar relaciona-se com o desejo de partilha de valores comuns e vínculos culturais, que contam ainda com o sentimento de pertença e de responsabilidade social.
Downloads
Referências
Aguiar, L., & Rodrigues, C. (2021). Expertise no jornalismo: Considerações sobre a autoridade profissional no contexto da desinformação impulsionada pelos algoritmos. Chasqui, (147), 243–240.
Aranha, A., & Miranda, G. (2015). O jornalismo hiperlocal como mediador do empoderamento feminino. Revista Observatório, 1(3), 160–180. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p160
Barbosa, S. (2002). A informação de proximidade no jornalismo on-line. Revista Contracampo, (7), 47–64. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i07.475
Bertol, R. (2017). O desafio de refundar a comunicação comunitária: Raquel Paiva indica as potencialidades e faz um balanço do campo de estudos que consolidou no Brasil. Revista Mídia e Cotidiano, 11(1), 227–236.
Boyce, C., & Neale, P. (2006). Conducting in-depth interviews: A guide for designing and conducting in-depth interviews for evaluation input (Vol. 2). Pathfinder International.
Broncano, F. (2008). Trusting others. The epistemological authority of testimony. Theoria, 23(1), 11–22.
Camilo, E. (1998). Estratégias de comunicação municipal: Uma reflexão sobre as modalidades de comunicação nos municípios. Série Estudos em Comunicação.
Carpentier, N. (2012). The concept of participation. If they have access and interact, do they really participate? Fronteiras - Estudos Midiáticos, 14(2), 164–177. https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.10
Carpentier, N. (2017). Media e participação. Media XXI.
Castro, E., Marques, M., Marques, J., & Viegas, M. (2020). Demografia e economia: Um modelo regional integrado de estimação da população portuguesa. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, (55), 9–26. https://doi.org/10.59072/rper.vi55.11
Custódio, L. da C. (2016). Panorama global da comunicação comunitária como ação política periférica. Mídia e Cotidiano, 10(10), 138–157. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9799
Donath, J. (1996). Identity and deception in the virtual community. https://smg.media.mit.edu/people/Judith/Identity/IdentityDeception.html
Duarte, J. (2005). Entrevista em profundidade. In J. Duarte & A. Barros (Eds.), Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação (pp. 62–83). Atlas.
Figaro, R., & Marques, A. (2020). A comunicação como trabalho no capitalismo de plataforma: O caso das mudanças no jornalismo. Revista Contracampo, 39(1), 101–115. https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1.38566
Holanda, A. (2008). Estratégias de abertura: O jornalismo de fonte aberta nos casos Indymedia, CMI, Slashdot, Agoravox, Wikinotícias e Wikinews [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia].
Instituto Nacional de Estatística. (2021). Resultados dos Censos 2021. Retirado a 2 de novembro de 2022, de https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xlang=pt&xpgid=censos21_dados&xpid=CENSOS21
Jenkins, J., & Graves, L. (2019). Case studies in collaborative local journalism. Reuters Institute; University of Oxford.
Jerónimo, P. (2015). Ciberjornalismo de proximidade. Redações, jornalistas e notícias online. LabCom.
Jerónimo, P., Ramos, G., & Torre, L. (2022). Desertos de notícias Europa 2022: Relatório Portugal. MediaTrust.Lab/LabCom. https://a-mcc.eu/portugal-research-2022/
Lisboa, S., & Benetti, M. (2017). Credibilidade no jornalismo: Uma nova abordagem. Estudos em Jornalismo e Mídia, 14(1), 51–62.
López-Garcia, X. (2017). Realidades e desafios do ciberjornalismo de proximidade. In P. Jerónimo (Ed.), Media e jornalismo de proximidade na era digital (pp. 119–136). LabCom.
McMyler, B. (2011). Testimony, trust, and authority. Oxford Academic. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199794331.001.0001
Midões, M. (2020). O terceiro setor de radiodifusão em Portugal: Mapeamento e caracterização das rádios comunitárias [Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra]. Estudo Geral. https://hdl.handle.net/10316/95297
Midões, M. (2021). Community radios in Portugal: Mapping an overlooked alternative media. Online Journal of Communication and Media Technologies, 11(3), e202113. https://doi.org/10.30935/ojcmt/11086
Montargil, F. (2017). [Recensão a] Nico Carpentier, Media e Participação. Mediapolis, (5), 111–113. https://doi.org/10.14195/2183-6019_5_8
Morais, R., Jerónimo, P., & Correia, J. (2020). Jornalismo na região Centro: Trabalho, tecnologia e negócio. LabCom. https://labcomca.ubi.pt/jornalismo-na-regiao-centro-trabalho-tecnologia-e-negocio/
Muylaert, C., Sarubbi, V., Gallo, P., Neto, M., & Reis, A. (2014). Entrevistas narrativas: Um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 48, 184–189. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000800027
Paiva, R. (2023). Comunicação comunitária e jornalismo de proximidade num cenário de infodemia. In P. V. Melo & P. Jerónimo (Eds.), Comunicação comunitária e jornalismo de proximidade: Diálogos e desafios em cenários de crises (pp. 17–32). LabCom.
Quandt, T. (2018). Dark participation. Media and Communication, 6(4), 36–48. https://doi.org/10.17645/mac.v6i4.1519
Quintanilha, T., Paisana, M., & Cardoso, G. (2019). A imprensa regional portuguesa como pequeno bastião da imprensa tradicional no país. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, (50), 141–161. https://doi.org/10.59072/rper.vi50.507
Ramonet, I. (2012). A explosão do jornalismo: Das mídias de massa à massa de mídias (D. Estevam, Trad.). Publisher Brasil. (Trabalho original publicado em 2011)
Rosen, J. (2005, 21 de janeiro). Bloggers vs. journalists is over. Press Think. http://archive.pressthink.org/2005/01/21/berk_essy.html
Saldanha, P., Paiva, R., & Lacerda, J. (2014, 6–8 de agosto). “Comunidade gerativa” na práxis de comunicação comunitária em projetos de transformação social: Um olhar do INPECC [Apresentação de comunicação]. XII Congresso ALAIC, Lima, Peru.
Serra, P. (2006a). A credibilidade da informação na web. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação.
Serra, P. (2006b). Web e credibilidade – O caso dos blogs. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação.
Stokes, D., & Bergin, R. (2006). Methodology or “methodolatry”? An evaluation of focus groups and depth interviews. Qualitative Market Research: An International Journal, 9(1), 26–37. https://doi.org/10.1108/13522750610640530
Zago, G. (2009). Informações hiperlocais no Twitter: Produção colaborativa e mobilidade. In Proceedings of the 32º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (pp. 1–15). Intercom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Adriana Gonçalves, Aline Grupillo, Paulo Victor Melo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.