Lógicas de vinculação na arte

Autores

  • Sílvia Pinto Universidade Lusófona do Porto
  • Moisés de Lemos Martins Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2616

Palavras-chave:

Artes visuais, estética, imagem, imagem mediática, magia-mimesis-linguagem

Resumo

A obra de arte produzida nos seus primórdios só muito mais tarde foi reconhecida como tal. Na mesma ordem de ideias, a função artística da obra de arte atual, no futuro, poderá tornar-se novamente acidental. Com efeito, em época alguma, a arte respondeu a exigências unicamente estéticas. Partindo destes pressupostos de Walter Benjamin (1936-1939/1992), tentaremos aplicar à arte os conceitos de “vinculação” (com origem na etologia) e de “redes de vinculação” (utilizado em neurociência), para explicar aspetos característicos da metafísica da imagem, comuns à arte e à religião.Seguindo uma perspetiva histórica, tentaremos mostrar a evolução da arte segundo três principais lógicas de vinculação: a arte como atividade mágica (também na sua relação com a lógica do índice); a arte como mimesis; e a arte como linguagem. A imagem, ou melhor, as múltiplas realidades que designamos por “imagem”, assume cada um destes vínculos, alternada ou simultaneamente, pois deles é sua herdeira.Tendo em conta o atual contexto de hipervisibilidade de imagens mediáticas, esperamos, com este estudo, mostrar a importância da arte e da sua ascendência mítico-religiosa na redefinição da imagem mediática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-06-2017

Como Citar

Pinto, S., & Martins, M. de L. (2017). Lógicas de vinculação na arte. Comunicação E Sociedade, 31, 253–269. https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2616

Edição

Secção

Artigos Temáticos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>