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Vol. 27 (2015): Comunicação nos Videojogos: Expressividade, Intermedialidade e Narrativa
Vol. 27 (2015): Comunicação nos Videojogos: Expressividade, Intermedialidade e Narrativa
Junho de 2015
Eds.: Nelson Zagalo, Miguel Sicart & Emmanoel Ferreira
Publicado:
2015-06-29
Número Completo
PDF
Nota Introdutória
Comunicação nos Videojogos: Nota Introdutória
Nelson Zagalo, Miguel Sicart, Emmanoel Ferreira
9-12
PDF
Communication in Videogames: Editorial Note
Nelson Zagalo, Miguel Sicart, Emmanoel Ferreira
13-16
PDF (English)
Comunicação, Teoria dos Videojogos e Diálogos (Inter)Mediáticos
Isto é um jogo de vídeo: jogos de vídeo, autoridade e metacomunicação
Riccardo Fassone
19-35
PDF
This is video game play: video games, authority and metacommunication
Ricardo Fassone
37-52
PDF (English)
Um advergame para browser como catalisador da comunicação: tipos de comunicação em jogos de vídeo
Heinrich Söbke, Thomas Bröker
53-74
PDF
A browser-based advergame as communication catalyst: types of communication in video games
Heinrich Söbke, Thomas Bröker
75-94
PDF (English)
Mais cinco passos e irá transformar-se numa nova pessoa: o encerramento processual do campo experiencial em Every Day the Same Dream
Christophe Duret
95-114
PDF
Five more steps and you will be a new person: the procedural closure of the experiential field in Every Day the Same Dream
Christophe Duret
115-132
PDF (English)
GTFO!! - Posicionamento como estratégia de interação na comunicação MMORPG
Birgit Swoboda
133-150
PDF
GTFO!! - Positioning as interaction strategy in MMORPG communication
Birgit Swoboda
151-166
PDF (English)
Por que é que hei de apaixonar-me por um duende, quando também não sou nenhum ogre? As implicações dos avatars virtuais na comunicação digital
Sercan Sengün
167-180
PDF
Why do i fall for the elf, when i am no orc myself? The ımplıcatıons of vırtual avatars ın dıgıtal communıcatıon
Sercan Sengün
181-193
PDF (English)
A experiência espacial dos games e outros medias: notas a partir de um modelo teórico analítico das representações do espaço
Suely Fragoso
195-212
PDF
The spatial experience of games and other media: notes from a theoretical-analytical model of representations of space
Suely Fragoso
213-229
PDF (English)
Comunicação, Expressividade e Narratividade nos Videojogos
Game como texto como jogo: a experiência comunicativa dos jogos digitais
Carlos Magno Camargos Mendonça, Filipe Alves de Freitas
233-252
PDF
Game as text as game: the communicative experience of digital games
Carlos Magno Camargos Mendonça, Filipe Alves de Freitas
253-272
PDF (English)
O poder expressivo da teoria dos mundos possíveis nos videojogos: quando as narrações se convertem em espaços interactivos e fictícios
Antonio José Planells de la Maza
273-287
PDF
The expressive power of the Possible Worlds Theory in video games: when narratives become interactive and fictional spaces
Antonio José Planells de la Maza
289-302
PDF (English)
Narrativa, história e ficção: os history games como obras fronteiriças
Helyom Viana Telles, Lynn Alves
303-317
PDF
Narrative, history, and fiction: history games as boundary works
Helyom Viana Telles, Lynn Alves
319-333
PDF (English)
Interatividade, expressividade e engajamento no newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura”
Lilian Cristina Monteiro França
335-351
PDF
Interactivity, expressiveness and engagement in newsgame “Back to 1964: your life under the dictatorship”
Lilian Cristina Monteiro França
353-367
PDF (English)
Narrativas digitais: um estudo sobre os videoclipes interativos da banda Arcade Fire
Elisa Maria Rodrigues Barboza
369-385
PDF
Digital narratives: a study of the Arcade Fire interactive music videos
Elisa Maria Rodrigues Barboza
387-402
PDF (English)
Varia
A liberdade académica e os seus inimigos
Moisés de Lemos Martins
405-420
PDF
The academic condition and its enemies
Moisés de Lemos Martins
421-436
PDF (English)
Entre a norma e a exceção: assimetrias de género nas newsmagazines portuguesas
Anabela Santos, Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas
437-455
PDF
Between the norm and the exception: gender asymmetries in portuguese newsmagazines
Anabela Santos, Carla Cerqueira, Rosa Cabecinhas
457-474
PDF (English)
Leituras
Zagalo, N. (2013). Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte. Lisboa: FCA Editora de Informática.
Artur Coelho
477-482
PDF
Zagalo, N. (2013). Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte. Lisboa: FCA Editora de Informática.
Artur Coelho
483-488
PDF (English)
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