«Onde quer que se encontre... o mundo português». Representações de Portugal e da emigração na informação da RTP Internacional
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1053Keywords:
Emigração, identidade nacional, serviço público de televisão, RTPiAbstract
A criação da RTP Internacional (1992) teve um impacto inegável no modo de fazer informação em Portugal. Difundidos em directo na RTP 1, RTPi e RTP África, o Jornal da Tarde e o Telejornal passaram a dispor de novos públicos-alvo. Ao analisarmos o conteúdo de um magazine semanal de informação destinado às comunidades portuguesa, esboçámos a(s) imagem(ns) de Portugal e da emigração vulgarizadas pela televisão pública não apenas junto dos telespectadores residentes no estrangeiro mas também no território nacional, uma vez que um número significativo de reportagens provém ou é utilizado pelos serviços noticiosos dos outros canais. Em síntese, a narração televisiva insiste no sucesso da diáspora além-fronteiras e no seu apego às origens, promovendo ainda para o exterior uma imagem do país assente na tradição e na modernidade. Em contrapartida, os magazines de informação produzidos pelas próprias comunidades consolidam os espaços de expressão específicos das diferentes microsferas públicas da diáspora.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Comunicação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors own the copyright, providing the journal with the right of first publication. The work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.