A utilização de tabus enquanto estratégia publicitária: uma análise do seu impacto e grau de aceitação em consumidores portugueses
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).906Palavras-chave:
estratégia publicitária, tabu, consumidoresResumo
Hoje em dia, os média tradicionais encontram-se sobrecarregados de publicidade,tornando-se cada vez mais difícil a um anúncio em particular conseguir destacar-se e sobressair. De forma a conseguir um efeito de surpresa que garanta maiorvisibilidade, é relativamente frequente em anúncios a utilização propositada de temaschocantes (ou tabu).Neste artigo, analisamos a forma como os consumidores portugueses reagem à presençade estratégias onde se recorre deliberadamente à utilização de tabus como formade chamar a atenção para um produto ou serviço que não apresenta uma carga tabuintrínseca. Tendo como base estudos anteriores, fez-se incidir esta análise sobre a presençaem anúncios publicitários de temas como violência, morte, sofrimento, sexo enudez, levando a cabo uma revisão da literatura anterior e colocando algumas hipótesespreliminares relativas à aceitabilidade da utilização destes tabus de acordo com característicasdemográficas tais como idade, género e habilitações académicas. Para testaras hipóteses colocadas, levou-se a cabo um inquérito a uma amostra de 131 sujeitos deambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.Downloads
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