A droga de boca em boca: o papel dos preconceitos e das narrativas ma retórica da rejeição

Autores

  • Maria Zara Coelho Departamento de Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.1(1999).1449

Resumo

No âmbito de um programa de investigação que visa aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Discurso sobre droga e o exercício de várias formas de dominação sobre grupos de consumidores, defende-se neste artigo que a fala do dia a dia tem um papel crucial na consolidalição e na reprodução persuasiva de preconceitos sobre consumidores, preconceitos esses que são efeitos e simultaneamente possibilitam o exercício da dominação. Com base no conhecimento produzido pela anáise Crítica do Discurso sobre o funcionamento do «discurso da Diferença». mostramos como esses preconceitos enviesam a leitura de experiências pessoais com consumidores narradas nas conversas e emprestam as narrativas a consensualidade necessária a sua força persuasiva. Defendemos também que as histórias que circulam de boca em boca sobre consumidorespodem funcionar como um mecanismo argumentativo ideológico crucial na reprodução e justificação da distinção e da rejeição dos consumidores, contribuindo assim, indirectamente, para a manutenção da sua posição subordinada.

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Publicado

29-01-1999

Como Citar

Coelho, M. Z. (1999). A droga de boca em boca: o papel dos preconceitos e das narrativas ma retórica da rejeição. Comunicação E Sociedade, 1, 267–306. https://doi.org/10.17231/comsoc.1(1999).1449