A Promoção da Transparência Como Estratégia de Afirmação no Mercado das Notícias: Uma Análise aos Projetos de Jornalismo Empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.46(2024).5703Palavras-chave:
jornalismo, transparência, financiamento, independência, PortugalResumo
A promoção da transparência é vista como um dos mecanismos para gerar confiança no trabalho dos jornalistas e, por essa via, fortalecer as democracias. O princípio é o de que tornar públicas as informações sobre a propriedade dos meios de comunicação jornalísticos, o seu financiamento e os critérios gerais que suportam as suas decisões editoriais contribui para o conhecimento sobre o lado menos visível da produção jornalística e, assim, credibilizar o jornalismo, identificando eventuais pontos de conflito. Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico, em particular com o aumento das potencialidades da internet, a par da crise dos modelos de negócio do jornalismo, que coloca em causa modelos tradicionais de financiamento, tem motivado o aparecimento de projetos jornalísticos empreendedores que se afirmam como alternativos e independentes. Estes projetos procuram distanciar-se do jornalismo tradicional no que diz respeito à sua estrutura, modelos de financiamento e de propriedade e encontram na promoção da transparência uma estratégia que os distingue dos média tradicionais. O presente artigo pretende identificar e estudar as práticas de promoção da transparência destes projetos jornalísticos, relacionando-as com uma estratégia de afirmação no mercado das notícias.
Downloads
Referências
Atton, C. (2003). What is “alternative” journalism? Journalism, 4(3), 267–272. https://doi.org/10.1177/14648849030043001
Baptista, C. (2022). Transparency in Portuguese media: From the buzzword to the unsolved regulatory challenge. Observatório (OBS*), 16(2), 138–149.
Bonixe, L. (2022). Práticas e modelos do jornalismo empreendedor em Portugal. Brazilian Journalism Research, 18(3), 550–573. https://doi.org/10.25200/BJR.v18n3.2022.1494
Brouwers, A. D. (2017). Failure and understanding-with in entrepreneurial journalism. Journal of Media Business Studies, 14(3), 217–233. https://doi.org/10.1080/16522354.2018.1445161
Bruno, N., & Nielsen, R. K. (2012). Survival is success: Journalistic online start-ups in Western Europe. Reuters Institute for the Study of Journalism.
Cádima, R. (Ed.). (2019). Diversidade e pluralismo nos média. ICNOVA.
Carbasse, R., Standaert, O., & Cook, C. E. (2022). Entrepreneurial journalism: Emerging models and lived experiences. Looking back and looking forward. Brazilian Journalism Research, 18(2), 246–265. https://doi.org/10.25200/BJR.v18n2.2022.1542
Cohen, N. (2015). Entrepreneurial journalism and the precarious state of media work. The South Atlantic Quarterly, 114(3), 513–533. https://doi.org/10.1215/00382876-3130723
Comissão Europeia. (2022, 16 de setembro). Ato legislativo europeu sobre a liberdade dos meios de comunicação social: Comissão propõe regras para proteger o pluralismo e a independência dos meios de comunicação social na EU. https://ec.europa.eu/commission/presscorner/api/files/document/print/pt/ip_22_5504/IP_22_5504_PT.pdf
Curry, A. L., & Stroud, N. J. (2021). The effects of journalistic transparency on credibility assessments and engagement intentions. Journalism, 22(4), 901–918. https://doi.org/10.1177/1464884919850387
Entidade Reguladora para a Comunicação Social. (2021). Relatório de regulação 2020. https://portaltransparencia.erc.pt/media/1074/erc-relat%C3%B3rio-de-regula%C3%A7%C3%A3o-2020.pdf
Figueira, A., & Costa e Silva, E. (2023). A transparência como dimensão da qualidade: A propriedade dos média e os desafios da (in)visibilidade. Comunicação e Sociedade, 44, e023021. https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4708
Forde, S. (2009). What’s so alternative about alternative journalism? Griffith University. http://hdl.handle.net/10072/31899
Geels, K., Ciobanu, M., Warner, J., Iastrebner, M., Breimer, S., Vujanic, L., Ledda, E., Chang, N., Breiner, J., & LaFontaine, D. (2023). A research project on the trends, impact and sustainability of independent digital native media in more than 40 countries in Europe. Project Oasis. https://projectoasiseurope.com/wp-content/uploads/2023/04/Project-Oasis-PDF-April-17-2023.pdf
Karlsson, M. (2020). Dispersing the opacity of transparency in journalism on the appeal of different forms of transparency to the general public. Journalism Studies, 21(13), 1795–1814. https://doi.org/10.1080/1461670X.2020.1790028
Kauhanen, E., & Noppari, E. (2007). Innovation, journalism and future. Final report of the research project Innovation Journalism in Finland. TEKES Technology Review.
Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2001). Os elementos do jornalismo. Porto Editora.
Lewis, C. (2010, 29 de outubro). New journalism ecosystem thrives. Investigative Reporting Workshop.
Lei n.º 78/2015, de 29 de julho, Diário da República n.º 146/2015, Série I de 2015-07-29. (2015). https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/78-2015-69889523
Meier, K. (2009, 9–10 de setembro). Transparency in journalism: Credibility and trustworthiness in the digital future [Apresentação de comunicação]. Conferência “The Future of Journalism”, Cardiff, País de Gales.
Meier, W., & Trappel, J. (2022). Media transparency: Comparing how leading news media balance the need for transparency with professional ethics. In J. Trappel & T. Tomaz (Eds.), Success and failure in news media performance: Comparative analysis in the Media for Democracy Monitor 2021 (pp. 255–273). Nordicom. https://doi.org/10.48335/9789188855589-12
Miranda, J., & Camponez, C. (2022). Accountability and transparency of journalism at the organizational level: News media editorial statutes in Portugal. Journalism Practice, 18(4), 897–917. https://doi.org/10.1080/17512786.2022.2055622
Moran, R. E. (2021). Subscribing to transparency: Trust-building within virtual newsrooms on slack. Journalism Practice, 15(10), 1580–1596. https://doi.org/10.1080/17512786.2020.1778507
Pereira, C. (2024, 3 de janeiro). Uma equação com resultado negativo. Divergente.
Porlezza, C., & Splendore, S. (2016). Accountability and transparency of entrepreneurial journalism: Unresolved ethical issues in crowdfunded journalism projects. Journalism Practice, 10(2), 196–216. https://doi.org/10.1080/17512786.2015.1124731
Queiroz, F. (2022, 6 de fevereiro). O que é o jornalismo de soluções? Coimbra Coolectiva. https://coimbracoolectiva.pt/historias/temas/comunidade/o-que-e-jornalismo-de-solucoes/?doing_wp_cron=1710258223.5542199611663818359375
Regulamento n.º 835/2020, 2 de outubro de 2020, Diário da República n.º 193/2020, Série II de 2020-10-02. (2020). https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/regulamento/835-2020-144456439
Sandoval, M., & Fuchs, C. (2010). Towards a critical theory of alternative media. Telematics and Informatics, 27(2), 141–150. https://doi.org/10.1016/j.tele.2009.06.011
Silveira, S. C., & Ramos, A. (2022). Sustentabilidade de arranjos jornalísticos empreendedores no Brasil: Um estudo de sete nativos digitais. Brazilian Journalism Research, 18(2), 290–315. https://doi.org/10.25200/BJR.v18n2.2022.1496
Silverman, C. (2014). The best ways for publishers to build credibility through transparency. American Press Institute. https://americanpressinstitute.org/transparency-credibility/
Teixeira, L. M., & Jorge, A. (2021). Plataformas de financiamento coletivo na economia política dos média alternativos. Comunicação e Sociedade, 39, 183–202. https://doi.org/10.17231/comsoc.39(2021).2863
Vos, T. P., & Singer, J. B. (2016). Media discourse about entrepreneurial journalism. Journalism Practice, 10(2), 143–159. https://doi.org/10.1080/17512786.2015.1124730
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Luís Bonixe
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.