Debate, argumentação e organização enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.8(2005).1181Palavras-chave:
Argumentação, organização enunciativa, ethos, debate, persuasãoResumo
O debate eleitoral é um discurso argumentativo polémico que, mais do que qualquer outro debate mediatizado, constitui um exercício de influência, orientado para aprofundar o desacordo com o seu adversário e simultaneamente persuadir o «auditório», levá-lo a agir de forma muito directa e precisa, num determinado momento. O discurso é, pois, essencialmente argumentativo. Tomando a argumentação como um processo discursivo dialógico por natureza e prototipicamente dialogal, todos os componentes do discurso participam na sua construção. Daremos centralidade aos protagonistas da interacção verbal a que as teorias da argumentação têm dado progressiva importância. A construção do ethos, ou imagens discursivas dos interlocutores que resulta da conjunção de diferentes planos, engloba como vector determinante as suas imagens prévias, ou ethos pré-discursivo, integrando o conhecimento doxal da comunidade, e disponíveis no momento da alocução. A análise de um debate permitirá ilustrar estas dimensões e acentuar a importância do ethos discursivo e pré-discursivo na construção do discurso persuasivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2012 Comunicação e Sociedade
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.