A importância do personal branding como elemento de relações públicas: uma experiência de avaliação internacional

Autores

  • Julinda Molares-Cardoso Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, Universidade de Vigo, Espanha http://orcid.org/0000-0002-6956-6999
  • Carmen López de Aguileta Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, Universidade de Vigo, Espanha http://orcid.org/0000-0001-5139-3973
  • Beatriz Legerén Lago Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, Universidade de Vigo, Espanha http://orcid.org/0000-0001-6169-0875

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2738

Palavras-chave:

personal branding, comunicação, competências profissionais, conhecimento, relações públicas

Resumo

A presente investigação examina o grau de conhecimento que os estudantes de comunicação detêm sobre o assunto da marca pessoal (personal branding) e sobre a importância da sua gestão no contexto das relações públicas. A marca pessoal diz respeito à perceção que um indivíduo gera na mente de outros e está diretamente relacionada com a capacidade de criar vínculos de natureza emocional e de estabelecer relacionamentos. A gestão de uma marca pessoal não significa desenhar e aplicar uma estratégia egocêntrica, mas, antes, a procura das características distintas de cada pessoa, de acordo com parâmetros de autenticidade e coerência, que são colocados ao serviço de todos. A partir de uma revisão da literatura, determinaram-se as ferramentas e os recursos de que cada indivíduo dispõe para gerir a sua marca pessoal. Em seguida, utilizou-se uma metodologia quantitativa, através da aplicação de questionários de resposta fechada, com os quais se recolheram as opiniões de trezentos estudantes de três universidades – duas espanholas e uma portuguesa. A análise dos dados revelou um interesse crescente na área das marcas pessoais e na procura de formação sobre o tema. Os estudantes portugueses, em geral, manifestam uma opinião mais definida e uniforme. Já os estudantes espanhóis mostram perspetivas menos concordantes.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Molares-Cardoso, J., Aguileta, C. L. de, & Legerén Lago, B. (2020). A importância do personal branding como elemento de relações públicas: uma experiência de avaliação internacional. Comunicação E Sociedade, 19-35. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2738