A participação enquanto talismã: uma reflexão metafórica e teórica sobre a conceptualização da participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.36(2019).2352

Palavras-chave:

conceito metafórico, estudos dos média, fantasia, participação, poder

Resumo

Ainda que a participação tenha sido uma palavra chave para muitas áreas de investigação no âmbito da investigação no âmbito da Comunicação e dos Média, não existe ainda um consenso sobre a sua definição. A coexistência inevitável entre diferentes abordagens ao conceito tem travado o desenvolvimento de uma estrutura teórica única. No entanto, os esforços para conceptualizar a participação e para compreender as crescentes práticas participativas nos/através dos média, nos últimos anos, têm alimentado a área da comunicação e cultura participativas com ideias elucidativas que servem de denominadores comuns para investigações futuras. A maior parte dessas ideias, embora aparentemente contraditórias, seguem padrões e interesses semelhantes que poderiam conduzir a um entendimento partilhado acerca do que é ou deveria ser a participação. Este artigo tenta contribuir para o resgate da participação, ao rever, do ponto de vista teórico, o seu aparato conceptual no campo da investigação em Comunicação e Média, e ao introduzir a ideia de que a participação pode ser conceptualizada através da metáfora do talismã. À semelhança de Lakoff e Johnson (1980), este artigo defende que o modo como conceptualizamos os fenómenos influencia a forma como percebemos as nossas práticas. Se assumirmos que resgatar significa salvar de um perigo ou mal, deveríamos reclamar um entendimento da participação como um poderoso amuleto. Nesse sentido, a revisão teórica das conceptualizações da participação no campo da investigação em Comunicação e Média que este artigo oferece irá defender que a participação poderá, pelo menos parcialmente, ser estruturada, percebida, definida e usada como um talismã. Mais especificamente, o texto irá discutir quatro aspetos que estruturam este conceito metafórico: a participação como uma fantasia, a autenticidade da participação, o ritual da participação e o seu valor (estético).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allen, D., Bailey, M., Carpentier, N., Fenton, N., Jenkins, H., Lothian, A., Qiu, J. L., Schäfer, M. T. & Srinivasan, R. (2014). Participations: dialogues on the participatory promise of contemporary culture and politics. Part 3: Politics. International Journal of Communication, 8, 1129-1151.

Andrejevic, M. (2004). Reality TV: the work of being watched. Lanham: Rowman and Littlefield.

Arias Maldonado, M. (2016). La democracia sentimental. Política y emociones en el siglo XXI. Madrid: Página Indómita.

Barry, M. & Doherty, G. (2017). What we talk about when we talk about interactivity: empowerment in public discourse. New Media & Society, 19(7), 1052-1071. https://doi.org/10.1177/1461444815625944

Bergillos, I. (2017). Two sides of the same coin? A reflection on the relation between engagement and participation in media. Comunicación y Hombre, 14, 119-134.

Carey, J. W. (1989). Communication as culture. Winchester, MA: Unwin Hyman.

Carey, J. W. (1990). Technology as a totem for culture: and a defense of the oral tradition. American Journalism, 7(4), 242-251.

Carpentier, N. (2007). Participation and media. In B. Cammaerts & N. Carpentier (Eds.), Reclaiming the media: communication rights and democratic media roles (pp. 57-78). Bristol: Intellect.

Carpentier, N. (2011a). Media and participation. Bristol & Chicago: Intellect.

Carpentier, N. (2011b). The concept of participation – if they have access and interact, do they really participate? Communication Management Quarterly, 21, 13-36.

Carpentier, N. (2014). “Fuck the clowns from Grease!!” Fantasies of participation and agency in the YouTube comments on a Cypriot Problem documentary. Information, Communication & Society, 17(8), 1001-1016. https://doi.org/10.1080/1369118X.2013.875582

Carpentier, N. (2016). Beyond the ladder of participation: an analytical toolkit for the critical analysis of participatory media processes. Javnost – The Public, 23(1), 70-88. https://doi.org/10.1080/13183222.2016.1149760

Carpentier, N., Dahlgren, P. & Pasquali, F. (2013). Waves of media democratization: a brief history of contemporary participatory practices in the media sphere. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 19(3), 287-294.

Couldry, N. & Jenkins, H. (2014). Participations: dialogues on the participatory promise of contemporary culture and politics. International Journal of Communication, 8, 1107-1112.

Dahlgren, P. (2013). The political web. Media, participation and alternative democracy. Londres: Palgrave Macmillan.

Delwiche, A. (2013). The new left and the computer underground. Recovering political antecedents of participatory culture. In A. Delwiche & J. Jacobs Henderson (Ed.), The participatory cultures handbook (pp. 10-21). Nova Iorque: Routledge.

Delwiche, A. & Jacobs Henderson, J. (2013). The participatory cultures handbook. Nova Iorque: Routledge.

Deuze, M. (2008). Corporate appropriation of participatory culture. In N. Carpentier & S. Livingstone (Eds.), Participation and media production: critical reflections on content creation (pp. 27-40). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishers.

Domingo, D. (2008). Interactivity in the daily routines of online newsrooms: dealing with an uncomfortable myth. Journal of Computer-Mediated Communication, 13, 680-704. https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2008.00415.x

Enli, G. (2015). Mediated authenticity: how the media constructs reality. Nova Iorque e Londres: Peter Lang.

Fiske, J. (1987). Television culture: popular pleasures and politics. Londres: Routledge.

Foss, S. & Griffin, C. (1995). Beyond persuasion: a proposal for an invitational rhetoric. Communication Monographs, 62(1), 2-18. https://doi.org/10.1080/03637759509376345

Garcia-Catalán, S. (2012). Hipertexto y modelización cinematográfica en la divulgación neurocientífica audiovisual. A propósito de ‘Redes’ de Eduard Punset. Tese de doutoramento, Universidade Jaume I, Castellón, Espanha.

Gaventa, J. (2007). Finding the spaces for change: a power analysis. IDS Bulletin, 37, 23-33. https://doi.org/10.1111/j.1759-5436.2006.tb00320.x

Greiner, K. & Singhal, A. (2009). Communication and invitational social change. Journal of Development Communication, 20(2), 31-44.

Gulbrandsen, I. T. & Just, S. N. (2011). The collaborative paradigm: towards an invitational and participatory concept of online communication. Media, Culture & Society, 33(7), 1095-1108. https://doi.org/10.1177/0163443711416066

Hildburgh, W. L. (1951). Psychology underlying the employment of amulets in Europe. Folklore, 62(1), 231-251. https://doi.org/10.1080/0015587X.1951.9718026

Hille, S. & Bakker, P. (2013). I like news. Searching for the Holy Grail of social media: The use of Facebook by Dutch news media and their audiences. European Journal of Communication, 28(6), 663-680.

Jenkins, H. (2006). Convergence culture: where old and new media collide. Nova Iorque: New York University Press.

Jenkins, H. & Carpentier, N. (2013). Theorizing participatory intensities: a conversation about participation and politics. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 19(3), 265-286.

Jenkins, H., Ito, M. & boyd, d. (2016). Participatory culture in a networked era. Cambridge: Polity Press.

Jenkins, H. Shresthova, S. Gamber-Thomson, L. & Zimmerman, A. (2016). By any media necessary: the new youth activism. Nova Iorque: New York University Press.

Jensen, J. F. (2008). The concept of interactivity – revisited: four new typologies for a new media landscape. In J. Masthoff, S. Panabaker, M. Sullivan & A. Lugmayr (Eds.), Atas da 1ª Conferência Internacional “Designing Interactive User Experiences for TV and Video” (pp. 129-132). Mountain View: Association for Computing Machinery.

Johnson, D. (2007). Inviting audiences in. New Review of Film and Television Studies, 5(1), 61-80.

Klein Shagrir, O. (2018). Para-interactivity and the appeal of television in the digital age. Londres: Lexington Books.

Lakoff, G. & Johnson, M. (1980). Metaphors we live by. Chicago e Londres: University of Chicago Press.

Lecouteux, C. (2014). The high magic of talismans and amulets. Vermont: Inner Traditions.

Martín Ansón, M. L. (2005). Amuletos-talismanes para caballos, en forma de creciente, en la España medieval. Archivo Español de Arte, 309, 5-21.

McMillan, S. J. (2006). Exploring models of interactivity from multiple research traditions: users, documents and systems. In L. Lievrouw & S. Livingstone (Eds.), The handbook of new media (pp. 206-229). Londres: Sage.

McQuail, D. (2005). McQuail’s mass communication theory. Londres: Sage.

Mosco, V. (2017). Becoming digital. Toward a post-internet society. Bingley: Emerald Publishing.

Pärn, K. (2017). Metaphorical modelling as research method in semiotics. Punctum, 3(2), 33-60. https://doi.org/10.18680/hss.2018.0003

Pasquali, F., Noguera Vivo, J. M. & Bourdaa, M. (2013). Emerging topics in the research on digital audiences and participation. An agenda for increasing research efforts. Comunicazioni Sociali, 3, 329-336.

Pateman, C. (1970). Participation and democratic theory. Cambridge: Cambridge University Press.

Peters, C. & Witschge, T. (2015). From grand narratives of democracy to small expectations of participation. Journalism Practice, 9(1), 19-34. https://doi.org/10.1080/17512786.2014.928455

Prado, E. (1986). Garantizar la participación y el pluralismo. In E. Bustamante & J. Villafañe (Eds.), La televisión en España mañana. Modelos televisivos y opciones ideológicas (pp. 179-185). Madrid: Siglo XXI.

Quiring, O. & Schweiger, W. (2008). Interactivity: a review of the concept and a framework for analysis. Communications, 33, 147-167. https://doi.org/10.1515/COMMUN.2008.009

Quandt, T. (2018). Dark participation. Media and Communication, 6(4), 36-48. https://doi.org/10.17645/mac.v6i4.1519

Rafaeli, S. (1988). Interactivity. From new media to communication. In R. P. Hawkins, J. M. Wiemann & S. Pingree (Eds.), Advancing Communication Science: merging mass and interpersonal processes (pp. 110-134). Newbury Park: Sage.

Reifová, I. & Svelch, J. (2013). Shrinking the grand narratives in theorizing participation and new media. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 19(3), 261-264.

Ross, S. M. (2008). Beyond the box: television and the internet. Victoria: Blackwell.

Servaes, J. (1999). Communication for development. One world, multiple cultures. Cresskill: Hampton Press.

Velázquez Brieva, F. (2004). Análisis tipológico y contextual de los amuletos fenicio-púnicos en el mediterráneo centro-occidental. Tese de doutoramento, Universidade Autónoma de Madrid, Madrid, Espanha.

Wahl-Jorgensen, K. (2018). Emotions, media and politics. Cambridge: Polity Press.

##submission.downloads##

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Bergillos, I. (2019). A participação enquanto talismã: uma reflexão metafórica e teórica sobre a conceptualização da participação. Comunicação E Sociedade, 36, 207-221. https://doi.org/10.17231/comsoc.36(2019).2352

Edição

Secção

Artigos temáticos