Grounded Theory e Mídia Sociais: Práticas Metodológicas Hard, Medium ou Light?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).5950

Palavras-chave:

mídia social, grounded theory, método, critérios, pesquisa qualitativa

Resumo

Dada a crescente influência das plataformas de mídia social, é essencial estabelecer uma estrutura de pesquisa que incorpore uma abordagem qualitativa e utilize a grounded theory (GT) para entender os fenômenos associados aos dados e conteúdo das mídia sociais. Este estudo teve como objetivo classificar o uso da GT em pesquisas envolvendo mídia sociais durante o processo de investigação. Por meio de uma revisão sistemática baseada nas principais abordagens do método, foi analisada a aplicação dos procedimentos da GT em 22 artigos que abordam conteúdos relacionados a mídia sociais. Esses estudos foram classificados como “hard”, “medium” ou “light”, com base no nível metodológico de detalhes. Os resultados das análises demonstraram que o uso da GT de forma hard e medium ocorreu em nove artigos cada e quatro aplicaram o método de maneira light. A GT é mais comumente usada como uma ferramenta de análise de dados do que para desenvolvimento de teoria. Em alguns casos, os autores forneceram apenas detalhes metodológicos parciais e, por vezes, as descrições não eram claras, comprometendo potencialmente a transparência e o rigor da pesquisa qualitativa. Este estudo encoraja os pesquisadores a refletir sobre o processo de GT e promove a aplicação do método na pesquisa em mídia social, ao discutir processos e necessidades. Também informa os pesquisadores sobre os desafios da aplicação de GT em pesquisas relacionadas à mídia social. Ao fornecer uma estrutura alternativa robusta para análise de critérios, buscamos dar suporte ao desenvolvimento de novas teorias substantivas ou formais e à codificação sistemática de dados, fomentando estudos futuros que contribuam para a disseminação da GT como um método. A aplicação da GT a dados de mídia social continua sendo um campo pouco explorado, com potencial significativo para investigação posterior.

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Biografias Autor

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Brasil

Erlaine Binotto é doutora e mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados/Brasil.

Lidiane Parron Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

Lidiane Parron Gonçalves é doutora em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados e Administradora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/Mato Grosso do Sul.

Fernanda Évilin de Jesus Fortunato Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Brasil

Fernanda Évilin de Jesus Fortunato Lima é doutora em Agronegócio pela Universidade Federal da Grande Dourados, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina/Mato Grosso do Sul.

Noellen Silva Amorim Feuser, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

Noellen Silva Amorim Feuser é doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/Mato Grosso do Sul.

Maricel Karina Lopez Torres, Faculdade Senac Palhoça, Palhoça, Brasil

Maricel Karina Lopez Torres é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Engenharia de Produção e professora da Faculdade Senac, Florianópolis/Brasil.

Victor Fraile Sordi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí, Brasil

Victor Fraile Sordi é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí/Mato Grosso do Sul.

Camila Magalhães da Cunha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Dourados, Brasil

Camila Magalhães da Cunha é doutora em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados, mestre em Zootecnia pela mesma universidade e funcionária do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados/Mato Grosso do Sul.

Paulo Cristiano de Oliveira, Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil

Paulo Cristiano de Oliveira é doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do Centro de Educação Paula Souza, São Paulo/Brasil.

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Publicado

22-05-2025

Como Citar

Binotto, E., Gonçalves, L. P., Lima, F. Évilin de J. F., Feuser, N. S. A., Torres, M. K. L., Sordi, V. F., Cunha, C. M. da, & Oliveira, P. C. de. (2025). Grounded Theory e Mídia Sociais: Práticas Metodológicas Hard, Medium ou Light?. Comunicação E Sociedade, 47, e025003. https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).5950