Literacia Digital Como Estratégia Para a Prevenção e o Tratamento da Violência Sexual nas Comunidades Académicas da Indonésia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).5731

Palavras-chave:

literacia digital, prevenção e tratamento da violência sexual, comunidade académica do ensino superior

Resumo

A violência sexual nas universidades é um fenómeno icebergue. O Ministério da Investigação, Tecnologia e Ensino Superior da Indonésia reconheceu a violência sexual como um dos problemas mais graves que o ensino superior enfrenta, tendo promulgado um regulamento para abordar a prevenção e o tratamento da violência sexual (PTVS) nas universidades. Embora existam inúmeros estudos sobre a implementação da regulamentação, bem como sobre a controvérsia e o tratamento dos casos de violência sexual nas universidades, são escassos os estudos que associam a prevenção e o tratamento desses casos aos níveis de literacia digital dos membros da comunidade académica. Por outro lado, os programas de socialização e prevenção da violência sexual são maioritariamente realizados através de plataformas digitais. Este estudo aplicou métodos qualitativos para avaliar os níveis de literacia digital dos membros das comunidades académicas relativamente à PTVS. Os dados iniciais foram recolhidos por meio de questionários, discussões de grupos focais e entrevistas com informantes. Os resultados indicam que a PTVS não pode ser eficazmente alcançada com a mera disseminação de informações sobre a violência sexual nos média digitais. Estes esforços devem ser complementados por iniciativas direcionadas para a melhoria da literacia digital nas comunidades académicas. Este trabalho oferece contributos importantes sobre a interseção entre a literacia digital e a prevenção da violência sexual, particularmente em contextos académicos. Do ponto de vista metodológico, o estudo demonstra a adequação das abordagens qualitativas para explorar e descrever de forma abrangente este fenómeno. Além disso, o estudo contribui para o discurso académico sobre o papel das redes sociais e dos média digitais na formação de perceções sobre a violência sexual e na sensibilização para a sua prevenção.

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Biografias Autor

Mite Setiansah, Communication Department, Faculty of Social and Political Science, Universitas Jenderal Soedirman, Purwokerto, Indonésia

Mite Setiansah é docente na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universitas Jenderal Soedirman, especializada em literacia mediática, estudos de género e de comunicação. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universitas Gadjah Mada, mestre em Ciências da Comunicação pela Universitas Sebelas Maret e doutora em Estudos Culturais e dos Média pela Universitas Gadjah Mada. Desde 2013, tem realizado extensa investigação e serviço comunitário, centrando-se principalmente na literacia mediática, nos estudos mediáticos e culturais, bem como nos estudos de género e de comunicação. É autora de vários artigos relacionados com a literacia digital publicados em revistas nacionais e internacionais.

Nuryanti, Communication Department, Faculty of Social and Political Science, Universitas Jenderal Soedirman, Purwokerto, Indonésia

Nuryanti é uma investigadora cujo principal interesse é a interseção entre a comunicação, desenvolvimento e capacitação da comunidade. A sua formação académica inclui uma licenciatura e um mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Gadjah Mada, seguidos de um programa de doutoramento em Extensão e Comunicação para o Desenvolvimento pela mesma instituição. Ao longo da sua carreira, Nuryanti contribuiu amplamente para a sua área, publicando numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais.

Edi Santoso, Communication Department, Faculty of Social and Political Science, Universitas Jenderal Soedirman, Purwokerto, Indonésia

Edi Santoso é docente no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Jenderal Soedirman, com especialização em jornalismo e literacia mediática. Com base na sua experiência como jornalista, Edi contribui ativamente com artigos para vários média nacionais, capítulos de livros e revistas científicas, tanto nacionais como internacionais. O seu trabalho centra-se principalmente nos temas do jornalismo e da localidade.

Tri Wuryaningsih, Sociology Department, Faculty of Social and Political Science, Universitas Jenderal Soedirman, Purwokerto, Indonésia

Tri Wuryaningsih é docente no programa de Sociologia, com especialização em questões relacionadas com mulheres, género e crianças. É também uma ativista comprometida na luta contra a violência sexual e na promoção da igualdade de género. Tri concluiu o seu doutoramento em Sociologia na Universidade Gadjah Mada, onde desenvolveu uma dissertação focada nas crianças em conflito com a lei.

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Publicado

28-01-2025

Como Citar

Setiansah, M., Nuryanti, Santoso, E., & Wuryaningsih, T. (2025). Literacia Digital Como Estratégia Para a Prevenção e o Tratamento da Violência Sexual nas Comunidades Académicas da Indonésia. Comunicação E Sociedade, 47, e025001. https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).5731