Os cenários culturais e as multiliteracies na escola

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1145

Palavras-chave:

mídia, educação, educação para os media, alfabetização midiática, literacia digital, multiliteracies, escola, cultura

Resumo

Os cenários da cultura contemporânea colocam diferentes desafios para o professor, que além da capacidade de escrever e ler, necessita emergir na cultura e dominar os códigos das diferentes linguagens. Nesse contexto, a educação para os media, entendida neste texto como mídia-educação, discute sobre as possibilidades educativas de ver, interpretar, problematizar e produzir os mais diferentes tipos de textos de forma crítica e criativa, utilizando todos os meios, linguagens e tecnologias disponíveis. Considerando que os media não podem mais estar excluídos de um processo de alfabetização, precisamos pensar sobre o que significa estar alfabetizado no século XXI e isso implica ressignificar os conceitos de literacia, media literacy e das multiliteracies. É o que este artigo discute, ampliando a concepção de alfabetização e configurando outros cenários para imaginar a Escola Estação Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-06-2008

Como Citar

Fantin, M. (2008). Os cenários culturais e as multiliteracies na escola. Comunicação E Sociedade, 13, 69–85. https://doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1145

Edição

Secção

Artigos Temáticos