Vídeo e storytelling num mundo digital: interações e narrativas em videoclipes

Autores

  • Rodrigo Oliva Universidade Paranaense
  • José Bidarra Universidade Aberta
  • Denize Araújo Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.32(2017).2771

Palavras-chave:

Cinema, videoclipes, narrativa, storytelling, transmídia

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as narrativas em videoclipes. Discute-se os arranjos das linguagens audiovisuais a partir de configurações estabelecidas por características dos meios de comunicação, enfatizando o papel das plataformas de difusão de informação e entretenimento como o YouTube. Sublinha-se ainda um diálogo com a linguagem do cinema e evidencia-se que, nos cenários contemporâneos, os videoclipes contam histórias. Discute-se que os videoclipes contemporâneos, em grande maioria, prolongam o tempo da música, com pausas, atuações de personagens, inserção de diálogos e outros elementos estruturantes que descaracterizam os paradigmas clássicos e convencionais da linguagem. Para a análise, o objeto do estudo são os videoclipes do cineasta canadense Xavier Dolan. A fundamentação teórica é estabelecida a partir de autores inseridos nos debates da cultura da convergência, de transmídia storytelling e das interações entre linguagens audiovisuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Oliva, R., Bidarra, J., & Araújo, D. (2017). Vídeo e storytelling num mundo digital: interações e narrativas em videoclipes. Comunicação E Sociedade, 32, 439–457. https://doi.org/10.17231/comsoc.32(2017).2771