Percursos de análise do vestuário em filmes portugueses de etnoficção

Autores

  • Caterina Cucinotta CECC (Centro de Estudos em Comunicação e Cultura)

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2610

Palavras-chave:

Cinema português, etnoficção, vestuário cinematográfico

Resumo

O presente artigo versa sobre o tema do documentário e da ficção no cinema de etnoficção português, focalizando-se no estudo do vestuário como fenómeno, ora votado a explicitar a verosimilhança das sequências, ora usado enquanto ferramenta para criar uma simulação da realidade. Tratamos o termo etnoficção como se fosse um género cinematográfico e escolhemos, como exemplo de análise três trilogias do cinema português. Entendemos o vestuário de acordo com os novos conceitos do corpo revestido que vêm da Fashion Theory. Analisar o vestuário de filmes por género ajuda, por um lado, na criação de uma primeira definição de todo este tipo de vestuário e, por outro, a compreender a sua importância dentro de uma obra fílmica. O enquadramento teórico sobre Fashion Theory e sobre o conceito de etnoficção será aplicado aos filmes escolhidos, tentando-se ampliar os referidos conhecimentos através da introdução de outros autores que se debruçaram sobre os dois assuntos, a fim de unificar os dois conceitos, do corpo revestido e da etnoficção, num só, o conceito de vestuário cinematográfico.

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Publicado

29-06-2017

Como Citar

Cucinotta, C. (2017). Percursos de análise do vestuário em filmes portugueses de etnoficção. Comunicação E Sociedade, 31, 165–181. https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2610

Edição

Secção

Artigos Temáticos