A Abordagem Estratégica da Qualidade em Jornalismo: Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4736

Palavras-chave:

qualidade em jornalismo, sistema de gestão da qualidade, tecnologia, inovação, pesquisa aplicada

Resumo

O presente artigo aborda o tema da qualidade em jornalismo a partir de uma perspectiva estratégica (Paladini, 2005), segundo a qual a qualidade é um esforço organizacional que considera condições e demandas do cenário externo articuladas com as ações internas, desde o planejamento até à entrega do produto final. Para implementar essa perspectiva, será necessário pensar a qualidade em jornalismo para além da concepção majoritariamente focada na avaliação do produto, para a concepção baseada no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade (SGQ). O SGQ é um conjunto de ações integradas, que alinha a avaliação a diretrizes da gestão editorial, processos de produção e produtos. A implementação dessa proposta requer o investimento em inovação, em dois movimentos complementares, para desenvolver: (a) um SGQ para organizações jornalísticas, que contenha métodos de avaliação com métricas para mensuração de resultados e modelos de gestão editorial, processos e produtos que incorporem os métodos de avaliação e suas métricas; e (b) sistemas informatizados capazes de permitirem a operacionalização do SGQ, através dos recursos tecnológicos disponíveis nos termos do jornalismo estruturado, que explora as potencialidades inscritas no jornalismo digital em base de dados. A abordagem estratégica da qualidade em jornalismo não se viabiliza com o know-how disponível hoje no setor. O investimento em pesquisa aplicada e no desenvolvimento experimental em jornalismo será fundamental para gerar inovação editorial e tecnológica, a fim de operar a transformação requerida para a construção de uma nova inteligência jornalística, capaz de elevar a credibilidade, com dados de qualidade editorial monitoráveis e demonstráveis, e garantir a sustentabilidade do setor, no longo prazo.

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Biografia Autor

Josenildo Luiz Guerra, Departamento de Comunicação Social, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil

Josenildo Luiz Guerra é professor titular da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003), com pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal; 2017/2018). É um dos líderes do Laboratório de Estudos em Jornalismo e coordenador do Qualijor (Programa de Pesquisa em Qualidade, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Jornalismo), associado à Rede Nacional de Observatórios de Imprensa. Tem-se dedicado à pesquisa aplicada e de desenvolvimento experimental para propor soluções técnicas e tecnológicas de suporte ao trabalho jornalístico e avaliação de qualidade. Integra atualmente o projeto Índice de Credibilidade Jornalística, que reúne pesquisadores de cinco universidades brasileiras.

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Publicado

07-12-2023

Como Citar

Guerra, J. L. (2023). A Abordagem Estratégica da Qualidade em Jornalismo: Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada. Comunicação E Sociedade, 44, e023023. https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4736

Edição

Secção

Artigos Temáticos