Plataformas Digitais Para a Política Participativa: Espaços de Diálogo Entre Cidadãos e Representantes Públicos

Autores

  • Elizabet Castillero-Ostio Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha https://orcid.org/0000-0002-0546-7262
  • Álvaro Serna-Ortega Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha https://orcid.org/0000-0001-5374-4722
  • Andrea Moreno-Cabanillas Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha https://orcid.org/0000-0002-1169-1607

DOI:

https://doi.org/10.17231/volesp(2025).5452

Palavras-chave:

participação cidadã, plataforma digital, política participativa, liberdade de participação, responsabilização

Resumo

A participação cívica na era digital transformou a dinâmica da internet, permitindo aos utilizadores não apenas consumir informação, mas também contribuir e colaborar na criação de conteúdos. As plataformas digitais online dedicadas à participação política visam fortalecer a qualidade democrática e reduzir a lacuna entre as instituições e os cidadãos, facilitando o diálogo com os representantes políticos. O objetivo geral é compreender a dinâmica da participação cidadã em Espanha através da plataforma digital Osoigo.com. A investigação adota uma abordagem quantitativa, analisando as interações para identificar padrões de comunicação, conteúdo, sentimento e a relação entre perguntas e respostas. O estudo é de caráter exploratório, abordando aspetos descritivos, correlativos e inferenciais por meio de técnicas de extração de dados e análise estatística. A amostra é selecionada intencionalmente com base na popularidade das consultas. As principais conclusões revelam a diversidade e pluralidade do panorama político espanhol refletidas na plataforma, com desigualdades de género e uma tendência de esquerda entre os destinatários das perguntas. A distribuição geográfica das perguntas sugere um equilíbrio geral, com maior atenção voltada para os representantes públicos a nível nacional, exceto no caso dos políticos de direita, que recebem mais perguntas regionais. Não se observa uma relação estatisticamente significativa entre o sentimento das perguntas e das respostas, o que sugere que os políticos não ajustam o tom emocional das suas respostas ao sentimento dos cidadãos, mas mantêm um padrão emocional consistente nas suas respostas.

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Biografias Autor

Elizabet Castillero-Ostio, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha

Elizabet Castillero-Ostio é professora e investigadora no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Málaga. É doutorada em Gestão Estratégica em Comunicação pela Universidade de Málaga, licenciada em Publicidade e Relações Públicas e mestre em Gestão Estratégica e Inovação em Comunicação. Atualmente, participa em projetos de pesquisa competitivos como o Observatorio de los Gabinetes de Comunicación de Andalucía, Lobby y Comunicación en la Unión Europea. Análisis de Sus Estrategias de Comunicación e Comunicación y Grupos de Interés en Andalucía. Estrategias de Comunicación Para la Participación Ciudadana en Sociedades Inclusivas. As suas principais linhas de investigação atualmente incluem as relações públicas e a comunicação política e institucional. É autora de mais de 30 publicações académicas e investigadora em dois projetos de educação inovadora.

Álvaro Serna-Ortega, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha

Álvaro Serna-Ortega é professor no Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Faculdade de Ciências da Comunicação. É investigador contratado no projeto de investigação Lobby y Comunicación financiado pelo Programa Estatal de I&D&I (CSO2016-79357-R). É também doutorando do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Comunicação das Universidades de Cádis, Huelva, Málaga e Sevilha, com especialização em Publicidade e Relações Públicas. É licenciado em Publicidade e Relações Públicas e mestre em Gestão Estratégica e Inovação em Comunicação. Os seus interesses de investigação incluem a comunicação política, as relações internacionais e a comunicação organizacional.

Andrea Moreno-Cabanillas, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Málaga, Espanha

Andrea Moreno-Cabanillas é investigadora contratada em formação (FPU 2019) no Departamento de Publicidade e Comunicação Audiovisual da Universidade de Málaga. É doutorada em Comunicação pelas Universidades de Cádis, Huelva, Málaga e Sevilha, com especialização em Publicidade e Relações Públicas. É licenciada em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade de Málaga e mestre em Formação de Professores do Ensino Secundário e Formação Profissional pela Universidade de Múrcia. Autora de mais de 50 artigos, apresentados em conferências e publicados em vários meios de comunicação social, a sua investigação centra-se nos grupos de interesse e grupos de pressão na União Europeia, tendo realizado estágios de investigação financiados na Universidade de São Paulo (Brasil) e na RMIT University (Austrália).

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Publicado

24-04-2025

Como Citar

Castillero-Ostio, E., Serna-Ortega, Álvaro, & Moreno-Cabanillas, A. (2025). Plataformas Digitais Para a Política Participativa: Espaços de Diálogo Entre Cidadãos e Representantes Públicos. Comunicação E Sociedade, 109–135. https://doi.org/10.17231/volesp(2025).5452

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