Greenwashing e Desinformação: A Publicidade Tóxica do Agronegócio Brasileiro nas Redes
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).5417Palavras-chave:
desinformação, greenwashing, Frente Parlamentar da Agropecuária, publicidade digital, lobby anti-ambientalResumo
O agronegócio, um dos principais setores econômicos do Brasil, compõe uma das mais poderosas forças políticas no congresso do país, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e aparece como o principal impulsionador do lobby anti-ambiental. A FPA busca incidir sobre a legislação trabalhista, fundiária e tributária e foi uma importante aliada do Governo de Jair Bolsonaro, uma vez que a agenda de desmonte ambiental do ex-presidente ia ao encontro dos interesses econômicos do agronegócio. No entanto, a necessidade de garantir uma imagem positiva do setor se reflete em diversas estratégias de comunicação, inclusive na veiculação de anúncios pagos nas plataformas online. Nesse sentido, a presente pesquisa pretende analisar a possível presença de greenwashing e/ou desinformação nos 158 anúncios publicados pela FPA no Facebook e Instagram durante o ano de 2023. Após coletarmos os anúncios na interface da Biblioteca de Anúncios da Meta, adotamos três abordagens complementares de análise que nos permitiram identificar e interpretar as estratégias discursivas empregadas pela FPA para “melhorar a imagem do agro”: contagem automática de palavras e análise de coocorrência entre elas, análise de conteúdo e análise de discurso. Nos anúncios analisados, a sustentabilidade é instrumentalizada pelo agronegócio brasileiro como greenwashing e desinformação em sua comunicação publicitária online. Essas estratégias discursivas são utilizadas na publicidade digital da FPA para criminalizar os movimentos sociais que lutam por uma reforma agrária e para disseminar pânico sobre inseguranças jurídicas relacionadas ao direito à propriedade. De uma forma geral, nossos resultados mostram que os anúncios defendem a necessidade de manutenção do status quo das relações socioeconômicas no campo brasileiro e promovem negacionismo em relação aos impactos ambientais do agronegócio.
Downloads
Referências
Andreou, A., Silva, M., Benevenuto, F., Goga, O., Loiseau, P., & Mislove, A. (2019, 24–27 de fevereiro). Measuring the Facebook advertising ecosystem [Apresentação de comunicação]. Network and Distributed System Security (NDSS) Symposium, San Diego, Estados Unidos da América. https://doi.org/10.14722/ndss.2019.23280
Arroyo, P. (2019, 21 de maio). Multinacionais são financiadoras ocultas da Frente Parlamentar da Agropecuária. De Olho nos Ruralistas. https://deolhonosruralistas.com.br/2019/05/21/multinacionais-sao-financiadoras-ocultas-da-frente-parlamentar-da-agropecuaria/
Athayde, S., Fonseca, A., Araújo, S. M. V. G., Gallardo, A. L. C. F., Moretto, E. M., & Sánchez, L. E. (2022). Viewpoint: The far-reaching dangers of rolling back environmental licensing and impact assessment legislation in Brazil. Environmental Impact Assessment Review, 94, 1–7. https://doi.org/10.1016/j.eiar.2022.106742
Balonas, S. (2019). Que a Força esteja contigo – Os desafios da publicidade na nova galáxia comunicacional. Media & Jornalismo, 19(34), Artigo 34. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_2
Baum, L. (2012). It’s not easy being green… or is it? A content analysis of environmental claims in magazine advertisements from the United States and United Kingdom. Environmental Communication, 6(4), 423–440. https://doi.org/10.1080/17524032.2012.724022
Bell, E. J., Owen, T., Brown, P. D., Hauka, C., & Rashidian, N. (2017). The platform press: How Silicon Valley reengineered journalism. Columbia University; Tow Center for Digital Journalism. https://doi.org/10.7916/D8R216ZZ
Bianchi, T. (2023, 18 de dezembro). Brazil: Number of Facebook users in Brazil from 2018 to 2027. Statista. https://www.statista.com/statistics/244936/number-of-facebook-users-in-brazil/
Bittencourt, T. P., Romano, J. O., & Castilho, A. C. (2022). O discurso político do agronegócio. Revista Tamoios, 18(1), 186–207. https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63680
Bombardi, L. (2017). Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia. FFLC-USP.
Borges, A. (2023, 31 de janeiro). “O governo está radicalizado contra o agro”, diz líder de bancada. UOL. https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2023/01/31/o-governo-esta-radicalizado-contra-o-agro.htm
Brandt, A. M. (2011). Inventing conflicts of interest: A history of tobacco industry tactics. American Journal of Public Health, 102(1), 63–71. https://doi.org/10.2105/AJPH.2011.300292
Bruno, R. (2015). Elites agrárias, patronato rural e bancada ruralista. Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura. http://oppa.net.br/acervo/textos-fao-nead-gpac/Texto%20de%20conjuntura%2009%20-%20Regina%20BRUNO.pdf
Bruno, R. (2021). Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA): Campo de disputa entre ruralistas e petistas no Congresso Nacional brasileiro. Estudos Sociedade e Agricultura, 29(2), 461–502. https://doi.org/10.36920/esa-v29n2-9
Budó, M. D. N. (2017). A mortes no campo e a operação greenwashing do “agro”: Invisibilização de danos sociais massivos no Brasil. InSURgência, 3(2), 163–207. https://doi.org/10.26512/insurgncia.v3i2.19723
Bunchan, S., Piubello, G., & Stefanatou, M. (2023). Cashing in on climate delay: Big tech’s role in greenwashing the fossil fuel industry. Stop Funding Heat. https://stopfundingheat.info/wp-content/uploads/2023/02/Cashing-in-on-Climate-Delay-final.pdf
Câmara dos Deputados. (2023, 29 de maio). O que é Marco Temporal e quais os argumentos favoráveis e contrários. https://www.camara.leg.br/noticias/966618-o-que-e-marco-temporal-e-quais-os-argumentos-favoraveis-e-contrarios/
Carrington, D. (2021, 19 de abril). ‘A great deception’: Oil giants taken to task over ‘greenwash’ ads. The Guardian. https://www.theguardian.com/business/2021/apr/19/a-great-deception-oil-giants-taken-to-task-over-greenwash-ads
Carvalho, F. A. de. (2014). Agronegócio, mídia e ensino de geografia [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Biblioteca Digital.
Carvalho, J. (2019). Os programas de desenvolvimento agrícola para incorporação do Cerrado no processo produtivo do Brasil. Revista de Economia da UEG, 15(1), 9–21. https://doi.org/10.5281/zenodo.5236880
Castilho, L. (2018, 4 de setembro). O agro é lobby: A bancada ruralista no congresso. Le Monde Diplomatique Brasil. https://diplomatique.org.br/o-agro-e-lobby-a-bancada-ruralista-no-congresso/
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. (2023). PIB do agronegócio brasileiro. Retirado a 24 de outubro de 2023, de https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx
Climate Action Against Disinformation & Center for Countering Digital Hate. (2023). YouTube’s climate denial dollars: How Google is breaking its promise to stop profiting from ads on climate denial videos. https://foe.org/wp-content/uploads/2023/04/YouTubes-Climate-Denial-Dollars.pdf
Delmas, M. A., & Burbano, V. C. (2011). The drivers of greenwashing. California Management Review, 54(1), 64–87. https://doi.org/10.1525/cmr.2011.54.1.64
Dobber, T., Kruikemeier, S., Helberger, N., & Goodman, E. (2023). Shielding citizens? Understanding the impact of political advertisement transparency information. New Media & Society. Publicação eletrónica antecipada. https://doi.org/10.1177/14614448231157640
Evans, N., & Wojdynski, B. (2020). An introduction to the special issue on native and covert advertising formats. International Journal of Advertising, 39(1), 1–3. https://doi.org/10.1080/02650487.2019.1686332
Fallis, D. (2015). What is disinformation? Library Trends, 63(3), 401–426. https://doi.org/10.1353/lib.2015.0014
Frente Parlamentar da Agropecuária. (s.d.). História da FPA. Retirado a 24 de outubro de 2023, de https://fpagropecuaria.org.br/historia-da-fpa/
Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. (2023a, 7 de março). José Rainha, líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), grupo responsável pelas invasões de terras em diversas [Post]. Facebook. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=506527054985879&set=pb.100068857674657.-2207520000&type=3
Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. (2023b, 24 de maio). Marco Temporal | Se você acha que a aprovação do Marco Temporal não tem nada a ver com você, presta atenção [Post]. Facebook. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=548436300794954&set=pb.100068857674657.-2207520000&type=3
Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. (2023c, 20 de julho). Sustentabilidade | O Brasil segue representando quando o assunto é agricultura susténtavel! Através de muitos anos de pesquisa, estudos e tecnologias [Post]. Facebook. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=579478054357445&set=pb.100068857674657.-2207520000&type=3
Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. (2023d, 28 de julho). Fato ou Fake Sustentabilidade | Brasil desmata? Brasil queima? A agropecuária está matando nosso planeta? [Reel]. Facebook. https://www.facebook.com/reel/864820808405303
Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. (2023e, 12 de setembro). Gerações, um amor inabalável pela terra e a paixão pela produção de alimentos, que agora engrentam a incerteza de que [Post]. Facebook. https://www.facebook.com/ads/library/?id=1578592689215512
Fuhrmann, L. (2019, 12 de maio). Mapa das Terras dos Parlamentares mostra que eles acumulam fazendas na Amazônia e no Matopiba. De Olho nos Ruralistas. https://deolhonosruralistas.com.br/2019/05/12/mapa-das-terras-dos-parlamentares-mostra-que-congressistas-acumulam-fazendas-na-amazonia-e-no-matopiba/
Indursky, F. (2002). O entrelaçamento entre o político, o jurídico e a ética no discurso do/sobre o MST: Uma questão de lugar-fronteira. Revista da Anpoll, 1(12), 111–131. https://doi.org/10.18309/anp.v1i12.507
Jamison, A. M., Broniatowski, D. A., Dredze, M., Wood-Doughty, Z., Khan, D., & Quinn, S. C. (2020). Vaccine-related advertising in the Facebook Ad Archive. Vaccine, 38(3), 512–520. https://doi.org/10.1016/j.vaccine.2019.10.066
Kilbourne, W. (2013). Green advertising: Salvation or oxymoron? Journal of Advertising, 24(2), 7–20. https://doi.org/10.1080/00913367.1995.10673472
Krieg-Planque, A. (2010). La formule “développement durable”: Un opérateur de neutralisation de la conflictualité. Langage et Société, 134(4), 5–29. https://doi.org/10.3917/ls.134.0005
Le Pochat, V., Edelson, L., Goethem, T. V., Joosen, W., McCoy, D., & Lauinger, T. (2022). An audit of Facebook’s political ad policy enforcement. In Proceedings of 31st USENIX Security (pp. 607–624). Usenix.
Lombard, M., Snyder-Duch, J., & Bracken, C. C. (2006). Content analysis in mass communication: Assessment and reporting of intercoder reliability. Human Communication Research, 28(4), 587–604. https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.2002.tb00826.x
Maingueneau, D. (2014). Discours et analyse du discours: Introduction. Armand Colin.
Melito, L. (2023, 5 de julho). Ferrogrão afetará pelo menos seis terras indígenas, 17 unidades de conservação e três povos isolados. O Joio e o Trigo. https://ojoioeotrigo.com.br/2023/07/ferrograo-terras-indigenas-desmatamento/
Meta Investor Relations. (2023, 1 de fevereiro). Meta reports fourth quarter and full year 2022 results. https://investor.fb.com/investor-news/press-release-details/2023/Meta-Reports-Fourth-Quarter-and-Full-Year-2022-Results/default.aspx
Moncau, G. (2022, 5 de junho). Agro é pop? Devastação ambiental, fome e inflação: Entenda por que o modelo é insustentável. Brasil de Fato. https://www.brasildefato.com.br/2022/06/05/agro-e-pop-devastacao-ambiental-fome-e-inflacao-entenda-porque-o-modelo-e-insustentavel
Müller, G. (1993). Brasil agrário: Heranças e tendências. Hucitec. http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v07n03/v07n03_02.pdf
Naderer, B. (2020). Advertising unhealthy food to children: On the importance of regulations, parenting styles, and media literacy. Current Addiction Reports, 8, 12–18. https://doi.org/10.1007/s40429-020-00348-2
Naderer, B., Schmuck, D., & Matthes, J. (2017). Greenwashing: Disinformation through green advertising. In G. Siegert, M. B. von Rimscha, & S. Grubenmann (Eds.), Commercial communication in the digital age (pp. 105–120). De Gruyter Saur. https://doi.org/10.1515/9783110416794-007
Netto, S. V. de F., Sobral, M. F. F., Ribeiro, A. R. B., & Soares, G. R. L. (2020). Concepts and forms of greenwashing: A systematic review. Environmental Sciences Europe, 32, Artigo 19. https://doi.org/10.1186/s12302-020-0300-3
Nieborg, D. B., & Helmond, A. (2019). The political economy of Facebook’s platformization in the mobile ecosystem: Facebook Messenger as a platform instance. Media, Culture & Society, 41(2), 196–218. https://doi.org/10.1177/0163443718818384
Noberto, C., Medeiros, T., & Strickland, F. (2022, 24 de abril). Bancadas e frentes parlamentares mostram sua força no Congresso. Estado de Minas. https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/04/24/interna_politica,1361918/bancadas-e-frentes-parlamentares-mostram-sua-forca-no-congresso.shtml
Pereira, E. J. A. L., Ribeiro, L. C. S., Freitas, L. F. S., & Pereira, H. B. B. (2020). Brazilian policy and agribusiness damage the Amazon rainforest. Land Use Policy, 92, 1–6. https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2020.104491
Regattieri, L. (2023). A propaganda desinformativa no projeto de destruição nacional bolsonarista: A desinformação como estratégia de governo na agenda socioambiental durante a presidência de Jair Bolsonaro (PL). Revista Eco-Pós, 26(01), 105–139. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28005
Santos, A. D. G. dos, Silva, D. V. da., & Maciel, K. N. (2019). A campanha publicitária “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, da Rede Globo de Televisão, como difusora da propaganda sobre o agronegócio no Brasil. Revista Eptic, 21(1), Artigo 1. https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/10910
Schmuck, D., Matthes, J., & Narderer, B. (2018). Misleading consumers with green advertising? An affect–reason–involvement account of greenwashing effects in environmental advertising. Journal of Advertising, 47(2), 127–145. https://doi.org/10.1080/00913367.2018.1452652
Silva, J. G. da. (1998). A nova dinâmica da agricultura brasileira. UNICAMP.
Simionatto, I., & Costa, C. R. (2012). Como os dominantes dominam: O caso da bancada ruralista. Temporalis, 12(24), Artigo 24. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2012v12n24p215-237
UL Solutions. (s.d.). Sins of greenwashing. Retirado a 28 de outubro de 2023, de https://www.ul.com/insights/sins-greenwashing
United States Securities and Exchange Commission. (2023). Annual report pursuant to section 13 or 15(d) of the securities exchange act of 1934 for the fiscal year ended December 31, 2022. Securities and exchange commission: Alphabet Inc. https://abc.xyz/assets/9a/bd/838c917c4b4ab21f94e84c3c2c65/goog-10-k-q4-2022.pdf
Wardle, C., & Derakhshan, H. (2017). Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research. Council of Europe. https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c
Xingu +. (s.d.). Ferrogrão (EF-170) - Trecho: Sinop/MT - Itaituba/PA. Retirado a 24 de outubro de 2023, de https://xingumais.org.br/obra/ferrograo-ef-170-trecho-sinop-mt-miritituba-pa
Zuboff, S. (2021). A era do capitalismo de vigilância (G. Schlesinger, Trad.). Intrínseca. (Trabalho original publicado em 2018)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Priscila Medeiros, Débora Salles, Thamyres Magalhães, Bianca Melo, Rose Marie Santini
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.