O papel dos videojogos no desenvolvimento de competências digitais

Autores

  • Luís Pereira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1149

Palavras-chave:

Competências digitais, videojogos e aprendizagem, literacia digital

Resumo

Neste artigo, pretendemos reflectir sobre as mudanças que a utilização de dispositivos digitais tem introduzido na forma de aprénder, de ver, de pensar, de sentir, sobretudo nos jovens. Ao mesmo tempo, que competências devem ser desenvolvidas e qual o papel da escola e dos educadores, que tendencialmente são emigrantes de uma cultura analógica.A reflexão centra-se, depois, na importância que os videojogos têm nas mudanças efectuadas, já que são uma porta de entrada para o mundo digital.Por fim, são apresentados alguns dados sobre a perspectiva que jovens em escolaridade obrigatória têm, precisamente, sobre o potencial de aprendizagem dos videojogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Luís Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

CECS

##submission.downloads##

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Pereira, L. (2012). O papel dos videojogos no desenvolvimento de competências digitais. Comunicação E Sociedade, 13, 135-144. https://doi.org/10.17231/comsoc.13(2008).1149

Edição

Secção

Artigos temáticos