Chamada de trabalhos | Vol. 47 | Comunicação e Inteligência Artificial | Até 15 de janeiro

24-11-2024

Editores temáticos: Alberto Sá (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Luis Miguel Pedrero (Universidad Francisco de Vitoria, Espanha)

A Inteligência Artificial é hoje um dos principais desafios do ponto de vista tecnológico. Com expressivos benefícios na execução de inúmeras tarefas e no processamento de informação, a automação das atividades a que pode ser aplicada tem sido reconhecida como uma forma de melhorar a produtividade, reduzir o erro humano, economicar recursos e aumentar a eficiência operacional. Na indústria, como na saúde, a Inteligência Artificial tem sido encarada com otimismo e como uma promessa de inovação a que não é indiferente o campo da comunicação.

Não obstante o entusiasmo e a surpresa com as novas possibilidades proporcionadas pela criação de sistemas capazes de simular o pensamento humano, a Inteligência Artificial tem inspirado reflexões críticas, sobretudo do foro ético. O extenso impacto de ‘aplicações inteligentes’ nos processos comunicacionais sugere uma problematização aprofundada dos efeitos das tecnologias de linguagem natural, da algoritmização, do processamento de dados e da geração de conteúdo automatizado na produção jornalística, publicitária e criativa. Os direitos autorais, a credibilidade e qualidade da informação, a privacidade e a segurança dos cidadãos são questões que exigem uma adesão consciente e responsável a mecanismos de Inteligência Artificial.

Ao mesmo tempo que desafiam as práticas profissionais, os sistemas de automação estão a desencadear uma necessária redefinição do papel humano na produção de informação. Abrindo o debate à grande amplitude de temas em que se pode cruzar o campo da comunicação com a Inteligência Artificial, este volume da Comunicação e Sociedade convida à apresentação de manuscritos que foquem especialmente nos seguintes tópicos:

  • Meios de comunicação social e geração automática de conteúdos;
  • Rotinas jornalísticas e qualidade da informação
  • Algoritmos e personalização: impactos no consumo dos média e formação de opinião;
  • Implicações éticas das tecnologias de Inteligência Artificial (direitos autorais, privacidade e segurança) e regulação;
  • Análise crítica de deepfakes, bots e automação no espaço digital;
  • Inteligência Artificial generativa e criatividade nas práticas de comunicação (no jornalismo, na publicidade, na comunicação estratégica e na produção audiovisual);
  • Experiências imersivas e evolução da interação humano-máquina na comunicação.

Período de submissão de propostas (textos integrais): até 15 de janeiro de 2025
Período de publicação: de janeiro a 30 de junho (edição do primeiro semestre de 2025)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com os exigentes padrões do sistema de revisão de pares e operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a um mínimo de dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade[at]ics.uminho.pt