Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, que sobre ela não pendem conflitos de interesse e não está em processo de avaliação ou publicação noutro periódico ou em qualquer outro tipo de obra.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word (até 2MB).
  • URLs para as referências foram fornecidos quando disponíveis.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • É assegurada a revisão cega por pares.
  • Os autores transferem os direitos de autor para a revista Comunicação e Sociedade (ISSN 1645-2089 e e-ISSN 2183-3575).

Instruções para Autores

Os trabalhos propostos à Comunicação e Sociedade devem ser submetidos eletronicamente após realização de registo. 

 

Dimensão
- Os artigos completos devem ter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências.

- Tanto o título como os entretítulos devem ter uma extensão máxima de 120 caracteres com espaços.

- O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras e devem ser definidas até cinco palavras-chave.

- A nota biográfica deve ter até 150 palavras.

 

Formatação
Recomenda-se que os originais sejam editados com um espaçamento simples em páginas normalizadas (tipo A4), letra Times New Roman, 12 pt.

 

Organização da informação

Na primeira página do documento devem constar as seguintes informações em português e em inglês: título do artigo, resumo e palavras-chave.

Para assegurar a revisão cega por pares, deve ser retirada qualquer identificação do documento do artigo. Neste sentido, num outro documento (que também indique o título do artigo) deverá ser colocada a seguinte informação:

1) nome(s) do(s) autor(es);

2) nota biográfica com alguns dados curriculares do(s) autor(es), devendo ser apresentada a informação completa sobre a afiliação de todos os autores, incluindo o nome da instituição de origem a três níveis (Ex: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro); devem ainda ser referidas moradas completas (incluindo rua, código postal, cidade e país), endereço electrónico e ORCID. Estes dados ficarão disponíveis na versão publicada do artigo, pelo que, ao fornecê-los, consente a sua divulgação nesse volume da revista, tanto na versão disponível online, como na versão impressa;

3) agradecimentos e financiamentos (opcional), colocando a identificação da entidade de financiamento completa (designação por extenso e número da bolsa). No caso de ser mais do que uma entidade, as referências são separadas por ponto e vírgula, sendo a última da lista precedida por “e”.

 

Outros aspetos de estilo

- Aspas: usar aspas curvas duplas (“ ”). As aspas são usadas para expressões ou palavras irónicas, calão ou sentido figurado, para introduzir citações ou o título de um artigo ou capítulo de livro.

Itálico: usar itálico e não negrito no corpo do texto. O itálico é usado para indicar títulos de livros, para introduzir termos novos ou estrangeirismos, para assinalar palavras ou expressões que mereçam destaque do ponto de vista semântico.

Números: usar a expressão verbal por extenso para números de zero a nove. A partir de 10, usa-se o numeral. Independentemente desta regra, usar sempre numeral em gráficos, tabelas e figuras, em unidades de medida (ex. 5 km), em funções matemáticas, estatísticas, frações, quantidades decimais, ratios e percentagens, números que representam tempo, datas, pontos numa escala e somas exatas de dinheiro. Usar a expressão verbal por extenso sempre que qualquer número comece uma frase e em frações comuns (ex. um quinto dos portugueses).

Elementos gráficos agrupam-se em três tipos: tabelas (todo o tipo de apresentação de dados de dupla entrada), gráficos (todo o tipo de representação gráfica de dados estatísticos) e figuras (todas as outras formas de representação visual – esquema, desenho, fotografia, infografia). No corpo do texto, as menções aos elementos gráficos aparecem sempre por extenso (ex. na Tabela 1). Todos os elementos gráficos têm legenda e não título. As legendas não têm ponto final. As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto e enviadas separadamente. O formato utilizado para gráficos e figuras, que deverão vir sempre inseridos no texto Word, é o JPEG ou o TIFF, com uma resolução de pelo menos 300 dpi. As tabelas devem estar em formato editável, sem conversão em imagem.

Títulos e entretítulos: nunca terminam com ponto final (apesar de poderem ter outras formas de pontuação – interrogação ou exclamação). Por princípio, os títulos e os entretítulos só devem ter inicial maiúscula na primeira palavra. Os entretítulos podem ser numerados se a numeração favorecer a estrutura do texto.

Notas de rodapé: usar notas de rodapé e não notas de fim de documento. 

 

Os textos em língua portuguesa devem ser coerentes relativamente ao novo acordo ortográfico. 

Além disso, não ignorando as diferenças de ortografia que se registam entre os países de língua portuguesa, mesmo atendida a nova ortografia, o CECS recomenda que se respeitem as particularidades de redação do Português nas suas diversas variantes (Brasil, Angola, Moçambique…).

Outras especificações devem ser consultadas no Manual de Estilo do CECS.

 

Normas de Referenciação Bibliográfica

A revista Comunicação e Sociedade, como as demais publicações do CECS, segue genericamente o estilo APA (6ª edição), orientando-se sumariamente pelos seguintes princípios.

 

Citações e referências bibliográficas no corpo do texto

- Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido.

- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas.

- As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Kovarick, 2010, p. 134). Em citações no corpo do texto, a pontuação (ponto final ou vírgula) é colocada a seguir à referência. As citações destacadas terminam com ponto final antes da referência.  

- Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit… 

- Para citações em segunda referência: (citado em Kovarick, 2010, p. 134) (quoted in Kovarick, 2010, p. 134). 

 

Lista de referências bibliográficas do final do texto

Os três principais tipos de referências bibliográficas utilizados em textos académicos incluem livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas:

Balonas, S. (2011). Publicidade sem código de barras. Ribeirão: Húmus.

Pires, H. (2011). De passagem. Nos rastos de um percurso imaginário. In M. Martins; J. B. Miranda; M. Oliveira & J. Godinho (Ed.), Imagem e pensamento (pp. 167-188). Coimbra: Grácio Editor.

Pereira, S. (2013). More technology, better childhoods? The case of the Portuguese ‘One laptop per Child’ programme. Communication Management Quarterly, 29, 171-198. https://doi.org/10.5937/comman1329171P

 

As referências que reportem a localizações na internet são precedidas da expressão “Retirado de”/“Retrieved from”, sem menção à data de consulta da ligação.

 

Outras especificações devem ser consultadas no Manual de Estilo do CECS.

 

Conduta Ética

Os autores devem assegurar que a referenciação das fontes usadas na produção do trabalho científico é rigorosa e abrangente e obter permissão dos detentores de direitos autorais para reproduzirem ilustrações, tabelas ou figuras.

Os autores devem identificar, seguindo as instruções dadas anteriormente, as entidades financiadoras do seu trabalho.

Os autores devem assegurar a correta inserção dos nomes dos autores e co-autores nas respectivas publicações, bem como a expressão do devido reconhecimento a outros colaboradores, quando tal se justifique, seguindo as instruções dadas anteriormente.

Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser dirigido a comunicacaoesociedade@ics.uminho.pt 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Proteção de dados

Todas as informações pessoais relativas a membros ou visitantes que usem o site da revista Comunicação e Sociedade serão tratadas em concordância com Regulamento Geral de Proteção de Dados.