Ruídos do fotográfico no imaginário digital

Autores

  • Victor Manuel Esteves Flores Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.17(2010).1009

Palavras-chave:

Imagem digital, ruído fotográfico, confiança, remediação

Resumo

Este ensaio debruça-se sobre a cultura do fotográfico que as imagens técnicas vieram desenvolver, visando, em particular, o modo influente pelo qual essa cultura criou fortes paradoxos na actual evolução da imagem digital. Um desses paradoxos mais “visíveis” prende-se com a convocação por parte das actuais práticas da imagem digital de ruídos e distorções visuais próprios ao regime visual anterior, o analógico. Este facto, que muito nos diz sobre a actual cultura visual, deve antes de mais permitir-nos questionar sobre o peso que a qualidade da imagem (ou seja, a sua nitidez e definição) teve na emergência e aceitação social de cada novo medium visual. Em segundo lugar, irá permitir-nos avaliar o peso dos ruídos visuais na cultura do fotográfico, assim como na sua respectiva incorporação pela cultura digital e pelas suas diferentes interfaces. Tal como sucedeu no projecto visual moderno, os ideais de semelhança, transparência e nitidez convivem hoje tranquilamente com ruídos próprios ao “fotográfico”, dando conta de como uma cultura visual das lentes continua a interferir no actual imaginário digital, e, desta vez, não por razões técnicas mas sim retóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

Flores, V. M. E. (2010). Ruídos do fotográfico no imaginário digital. Comunicação E Sociedade, 17, 17–30. https://doi.org/10.17231/comsoc.17(2010).1009

Edição

Secção

Ecrãs e Ligações Sociotécnicas