Nota Introdutória: Comunicação e Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).6668

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alberto Sá, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Alberto Teixeira de Sá é professor auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. É membro integrado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, onde tem desenvolvido investigação, com abordagem interdisciplinar, sobre as dinâmicas da mediação sociotecnológicas na memória cultural e coletiva, com especial enfoque nos arquivos dos média e na preservação digital (tema central da tese de doutoramento). Os seus interesses de estudo estendem-se também à história urbana medieval, área em que desenvolveu dissertação de mestrado, mas também às tecnologias da memória e ao património cultural, à análise de redes sociais e à visualização de dados aplicado ao jornalismo, em particular na relação com os assuntos de saúde. Tem integrado projetos de investigação científica, com financiamento, destacando-se o projeto Audire e o projeto MigraMediaActs, e coordena o evento “Curtas CC”, uma iniciativa pedagógica e cultural. Presentemente, é “general chairman” da conferência internacional “Artech 2025”. Entre os seus trabalhos publicados incluem-se capítulos de livro, artigos em revistas científicas com revisão por pares e comunicações em conferências internacionais, com enfoque na relação entre comunicação, memória e arquivo digitais, media arts e audiovisual e multimédia. Tem desempenhado diversas funções de gestão universitária: atualmente é diretor do mestrado em Media Arts, tendo exercido outros cargos de direção da licenciatura e de direção adjunta de departamento. Tem lecionado diversas unidades curriculares, de licenciatura, mestrado e doutoramento, na área do audiovisual e multimédia e das media arts, com orientação e supervisão científica de estudantes.

Luis Miguel Pedrero Esteban, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad Francisco de Vitoria, Madrid, Espanha

Luis Miguel Pedrero Esteban é jornalista, professor e investigador na Universidade Francisco de Vitoria, onde coordena o grupo de investigação Media MIND (Meios de Comunicação, Inovação e Cultura Digital). Foi redator de notícias e argumentista de programas na Cadena SER, Cadena COPE e LOS40, e consultor na Kiss FM, Atresmedia e várias empresas regionais de rádio e televisão. É professor convidado em várias universidades de Espanha e da América Latina. É autor de mais de 100 artigos e capítulos de livros sobre comunicação e meios de comunicação, especialmente rádio e áudio, entre os quais se destacam La Radio Musical en España (A Rádio Musical em Espanha); La Transformación Digital de la Radio (A Transformação Digital da Rádio) e Cartografía de la Comunicación Postdigital (A Cartografia da Comunicação Pós-Digital). Codirige os projetos ESCUCHAD.es (sobre a indústria do áudio digital em Espanha) e AUDIO CON_SENTIDO (conceção de um código de orientação por idades para o podcast). Fez parte do júri dos Prémios Ondas de rádio e podcast, dos Prémios Gabo, dos Prémios Produ e dos prémios iVoox. É coeditor da AudioGen, uma newsletter sobre áudio em espanhol, e membro do conselho de administração da Sociedade Espanhola de Jornalismo.

Referências

Descampe, A., Massart, C., Poelman, S., Standaert, F. X., & Standaert, O. (2022). Automated news recommendation in front of adversarial examples and the technical limits of transparency in algorithmic accountability. AI & Society, 37(1), 67–80. https://doi.org/10.1007/s00146-021-01159-3

Fieiras-Ceide, C., Vaz-Álvarez, M., & Túñez-López, M. (2023). Designing personalisation of European public service media (PSM): Trends on algorithms and artificial intelligence for content distribution. Profesional de la Información, 32(3), Artigo e320311. https://doi.org/10.3145/epi.2023.may.11

Flores-Vivar, J.-M., & García-Peñalvo, F. J. (2023). Reflections on the ethics, potential, and challenges of artificial intelligence in the framework of quality education (SDG4). Comunicar, 31(74), 37–47. https://doi.org/10.3916/C74-2023-03

Haim, M., Graefe, A., & Brosius, H. B. (2018). Burst of the filter bubble? Effects of personalization on the diversity of Google news. Digital Journalism, 6(3), 330–343. https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1338145

Kosmyna, N., Hauptmann, E., Yuan, Y. T., Situ, J., Liao, X.-H., Beresnitzky, A., Braunstein, I., & Maes, P. (2025). Your brain on ChatGPT: Accumulation of cognitive debt when using an AI assistant for essay writing task. arXiv. https://doi.org/10.48550/arXiv.2506.08872

Parrat-Fernández, S., Rodríguez-Pallarés, M., & Pérez-Serrano, M. J. (2024). Artificial intelligence in journalism: An automated news provider. Index Comunicación, 14(1), 183–205. https://doi.org/10.62008/ixc/14/01Artifi

Pedrero-Esteban, L. M., & Pérez-Escoda, A. (2022). Democracia y digitalización: Implicaciones éticas de la IA en la personalización de contenidos a través de interfaces de voz. Recerca. Revista de Pensament i Anàlisi, 26(2), 1–24. https://doi.org/10.6035/recerca.4666

Sánchez-García, P., Díez-Gracia, A., Repilado Mayorga, I., & Jerónimo, P. (2024). Media self-regulation in the use of AI: Limitation of multimodal generative content and ethical commitments to transparency and verification. Journalism and Media, 6(1), Artigo 29. https://doi.org/10.3390/journalmedia6010029

Shumailov, I., Shumaylov, Z., Zhao, Y., Papernot, N., Anderson, R., & Gal, Y. (2024). AI models collapse when trained on recursively generated data. Nature, 631, 755–759. https://doi.org/10.1038/s41586-024-07566-y

Thurman, N., Lewis, S. C., & Kunert, J. (2019). Algorithms, automation, and news. Digital Journalism, 7(8), 980–992. https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1685395

Vaughan-Nichols, S. J. (2025, 27 de maio). Some signs of AI model collapse begin to reveal themselves. The Register. https://www.theregister.com/2025/05/27/opinion_column_ai_model_collapse/

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Sá, A., & Pedrero Esteban, L. M. (2025). Nota Introdutória: Comunicação e Inteligência Artificial. Comunicação E Sociedade, 47, e025013. https://doi.org/10.17231/comsoc.47(2025).6668