Imagens de América Latina no figurino e corpo da baiana de Carmen Miranda: memória social e identidade

Mara Rúbia Sant’Anna, Káritha Bernardo Macedo

Resumo


Estudo sobre os figurinos usados por Carmen Miranda durante no filme hollywoodiano realizado em 1941, “Aconteceu em Havana” (Week-End in Havana, 20th Century Fox), em que se analisa os elementos constitutivos e se discute como esses são apropriados na atualidade pelo discurso de moda, reforçando ou perpetuando, de alguma forma, a discursividade construída pela performance de Carmen há muitas décadas atrás sobre o Brasil e a América Latina. 


Palavras-chave


Carmen Miranda; figurino da “Baiana”; identidade; memória social

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1782

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 

 

 

 

 

 

...............................................................................................................

 

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho, campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231