Espaço, media e experiência. Na era do espaço virtual e do tempo real

Maria Teresa Cruz

Resumo


As transformações da experiência, que a modernidade pensava fundamentalmente no tempo (como história, revolução e progresso), pensa-as a contemporaneidade numa relação intrínseca com o espaço. Na sociedade e na cultura em que as tecnologias da informação se tornam numa mediação generalizada da experiência, crescem de facto as alusões a uma relação fundamental com o espaço (mundialização, globalização, espaço virtual, telepresença). Esta reflexão interrogará a relação entre espaço, experiência e mediação, que encontra na nossa cultura outros momentos de grande significação histórica e cultural, como foram os da invenção da escrita ou ainda da perspectiva, que são também, a seu modo, reinvenções do espaço e agentes de uma espacialização da cultura. Mas nunca como hoje esse movimento fez vacilar de igual modo a nossa ideia de experiência e de realidade.

Palavras-chave


Media; espaço; tempo; experiência; experimentação

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1094

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 

 

 

 

 

 

...............................................................................................................

 

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho, campus de Gualtar
4710-057 Braga - Portugal

Revista Comunicação e Sociedade
ISSN 2183-3575 (online)
ISSN 1645-2089 (print)
Prefixo DOI: 10.17231