A Promoção da Transparência Como Estratégia de Afirmação no Mercado das Notícias: Uma Análise aos Projetos de Jornalismo Empreendedor

Autores

  • Luís Bonixe Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1288-7529

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.46(2024).5703

Palavras-chave:

jornalismo, transparência, financiamento, independência, Portugal

Resumo

A promoção da transparência é vista como um dos mecanismos para gerar confiança no trabalho dos jornalistas e, por essa via, fortalecer as democracias. O princípio é o de que tornar públicas as informações sobre a propriedade dos meios de comunicação jornalísticos, o seu financiamento e os critérios gerais que suportam as suas decisões editoriais contribui para o conhecimento sobre o lado menos visível da produção jornalística e, assim, credibilizar o jornalismo, identificando eventuais pontos de conflito. Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico, em particular com o aumento das potencialidades da internet, a par da crise dos modelos de negócio do jornalismo, que coloca em causa modelos tradicionais de financiamento, tem motivado o aparecimento de projetos jornalísticos empreendedores que se afirmam como alternativos e independentes. Estes projetos procuram distanciar-se do jornalismo tradicional no que diz respeito à sua estrutura, modelos de financiamento e de propriedade e encontram na promoção da transparência uma estratégia que os distingue dos média tradicionais. O presente artigo pretende identificar e estudar as práticas de promoção da transparência destes projetos jornalísticos, relacionando-as com uma estratégia de afirmação no mercado das notícias.

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Biografia Autor

Luís Bonixe, Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, Portugal

Luís Bonixe é doutorado em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas — Universidade Nova de Lisboa. É autor de dois livros sobre jornalismo radiofónico e coautor de obras coletivas. Publicou vários capítulos e artigos em revistas nacionais e internacionais sobre rádio, jornalismo, jornalismo local e jornalismo online. É professor e investigador de jornalismo, rádio e som e literacia mediática no Instituto Politécnico de Portalegre. Foi membro fundador e integra o Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Foi um dos fundadores do projeto REC — Repórteres em Construção, que junta em rede vários cursos de jornalismo em Portugal. Participou em várias equipas de projetos nacionais e internacionais relacionados com o jornalismo, os média e literacia mediática.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

Bonixe, L. (2024). A Promoção da Transparência Como Estratégia de Afirmação no Mercado das Notícias: Uma Análise aos Projetos de Jornalismo Empreendedor. Comunicação E Sociedade, 46, e024018. https://doi.org/10.17231/comsoc.46(2024).5703

Edição

Secção

Artigos Temáticos