Jornalismo radiofónico e Internet – Um estudo da evolução do uso das potencialidades online nas notícias dos sites da rádio
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.20(2011).881Palavras-chave:
rádio, jornalismo, InternetResumo
Em Portugal, as principais rádios de informação assumiram uma dimensão de multiplataforma: estão nos dispositivos móveis, criaram sites na Internet, para além de existirem na versão hertziana. O que propomos neste artigo é uma análise ao modo como o jornalismo radiofónico está a utilizar, nas notícias disponibilizadas online, as ferramentas que a Internet lhe proporciona, como sejam interactividade, multimedialidade e hipertextualidade. Analisámos a frequência com que estas potencialidades são disponibilizadas nas notícias de três eventos ocorridos em três anos consecutivos: campanha eleitoral para as Legislativas (2009); visita de Bento XVI a Portugal (2010) e campanha eleitoral para as Presidenciais (2011). O artigo conclui que ao longo de três anos tem havido evolução em todas estas dimensões, embora as percentagens de uso sejam ainda muito reduzidas como no caso de ferramentas que promovam a interactividade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2011 Comunicação e Sociedade
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.