Enfrentando os Desafios do Design de Textos Multimodais Para Promover a Pedagogia das Multiliteracias

Autores

  • Íris Susana Pires Pereira Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0647-2319
  • Maitê Gil Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2814-2540
  • Cristina Maria Sylla Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal/Interactive Technologies Institute, Laboratory for Robotics and Engineering Systems, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2159-7566

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481

Palavras-chave:

multiliteracias, multimodalidade, interculturalidade, literacia digital, aplicações de histórias interativas

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.

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Biografias Autor

Íris Susana Pires Pereira, Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Íris Susana Pires Pereira é professora auxiliar no Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Tem um doutoramento em estudos da criança (Universidade do Minho). A sua investigação centra-se na literacia multimodal, pedagogia das multiliteracias, e desenvolvimento profissional dos professores. Publicou vários artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, e coeditou recentemente The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood (O Manual Routledge de Literacias Digitais na Primeira Infância). É orientadora de teses de doutoramento, de dissertações de mestrado e de relatórios de estágio profissionalizante. Foi membro da equipa de investigação e representante portuguesa na ação COST: The digital literacy and multimodal practices of young children (A literacia digital e as práticas multimodais das crianças pequenas). Atualmente é diretora da Revista Portuguesa de Educação.

Maitê Gil, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Maitê Gil é investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal. Tem uma longa experiência como professora em diferentes níveis. É professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), atualmente em licença. A sua investigação centra-se na relação entre a linguística e o ensino das línguas, especialmente na educação linguística dos professores de português, bem como na gramática e concetualização no âmbito da linguística cognitiva. É doutorada em linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), com um período de colaboração na Universidade de Birmingham (PDSE-Capes). Recentemente, desenvolveu um projeto de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa.

Cristina Maria Sylla, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal/Interactive Technologies Institute, Laboratory for Robotics and Engineering Systems, Lisboa, Portugal

Cristina Maria Sylla é investigadora principal no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, e investigadora principal de dois projetos financiados: Mobeybou: Moving Beyond Boundaries - Designing Narrative Learning in the Digital Era (http://mobeybou.com) e o projeto Once Upon a Time: A Kit of Tools for Fostering Children’s Development of Multiliteracies, Collaboration Skills, and Intercultural Sensitivity. Os seus interesses de investigação são a concetualização, conceção e avaliação de ferramentas tecnologicamente inovadoras que fomentem a aprendizagem lúdica e abordagens pedagógicas inovadoras que visem o desenvolvimento das capacidades essenciais de aprendizagem e inovação das crianças do século XXI. Tem mais de 50 publicações internacionais em conferências e revistas internacionais de indexação científica. Presidiu à International Conference on Child Computer interaction 2022 (https://idc.acm.org/2022/), faz parte de várias redes internacionais, e integra o comité científico de várias conferências de renome. É membro de investigação do International Collective of Research and Design in Children’s Digital (https://www.childrensdigitalbooks.com) e membro do conselho editorial do International Journal of Child Computer Interaction (pontuação 3.8).

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Publicado

19-05-2023

Como Citar

Pires Pereira, Íris S., Gil, M., & Sylla, C. M. (2023). Enfrentando os Desafios do Design de Textos Multimodais Para Promover a Pedagogia das Multiliteracias. Comunicação E Sociedade, 43, e023008. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481