Crianças, jovens e notícias: uma revisão sistemática da literatura a partir da Communication Abstracts
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2429Palavras-chave:
crianças, jovens, notícias, jornalismo, revisão sistemática da literaturaResumo
Apesar de terem a sua raiz na Medicina e de serem mais frequentes nas Ciências Naturais, as revisões sistemáticas da literatura podem revestir-se de grande utilidade, também, nas Ciências Sociais, nomeadamente quando se pretende empreender um estudo que identifique e mapeie o que foi alvo de interesse por parte dos cientistas num determinado campo. Neste artigo, a técnica de revisão sistemática de literatura foi aplicada à principal base de dados no campo da Comunicação, a Communication Abstracts, com o intuito de perceber quem, quando e onde tem estudado a relação entre crianças e/ou jovens e notícias e qual tem sido o ângulo privilegiado pela investigação. Uma amostra de 146 títulos e resumos de artigos foi analisada. Os resultados revelam que os estudos de receção e de representação dominam a investigação no tema em apreço, sendo pouco expressivos os estudos sobre a produção e praticamente residuais aqueles que se debruçam sobre a mediação parental e as preocupações éticas dos jornalistas quando cobrem acontecimentos que envolvem crianças e jovens.Downloads
Referências
Barnhurst, K. G. (2000). Political engagement and the audience for news: lessons from Spain. Journalism & Communication Monographs, 2(1), 6-61. https://doi.org/10.1177/152263790000200102
Best, P., Taylor, B., Manktelow, R. & McQuilkin, J. (2014). Systematically retrieving research in the digital age: case study on the topic of social networking sites and young people’s mental health. Journal of Information Science, 40(3), 346-356. https://doi.org/10.1177/0165551514521936
Boell, S. K. & Cecez-Kecmanovic, D. (2015). On being ‘systematic’ in literature reviews in IS. Journal of Information Technology, 30, 161-173. https://doi.org/10.1057/jit.2014.26
Brites, M. J. (2013). Os jovens e a cidadania: a relevância do espaço mediático. Caleidoscópio, 10, 177-188
Buckingham, D. (1997). The making of citizens: pedagogy and address in children’s television news. Journal of Educational Media, 23(2-3), 119-139. https://doi.org/10.1080/1358165970230203
Campbell, A., Taylor, B., Bates, J. & O’Conner-Bones, U. (2018). Developing and applying a protocol for a systematic review in the Social Sciences. New Review of Academic Librarianship, 24(1), 1-22. https://doi.org/10.1080/13614533.2017.1281827
Carter, C. & Allan, S. (2005) Hearing their voices: young people, citizenship and online news. In A. Williams & C. Thurlow (Eds.), Talking adolescence: perspectives on communication in the teenage years (pp. 73-90). Nova Iorque: Peter Lang.
Carter, C., Messenger-Davies, M., Allan, S. & Mendes, K. (2009). What do children want from BBC? Children’s content and participatory environments in an age of citizen media. Cardiff: The Cardiff School of Journalism. Retirado de https://www.bbc.co.uk/blogs/knowledgeexchange/cardifftwo.pdf
Carver, J. C., Hassler, E., Hernandes, E. & Kraft, N. A. (2013). Identifying barriers to the systematic literature review process. In Procedings of the International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (pp 203–212). Washington, DC: IEEE. https://doi.org/10.1109/ESEM.2013.28
Cooper, H. M. (1988). Organizing knowledge syntheses: a taxonomy of literature reviews. Knowledge in Society, 1, 104-126.
English, P., Barnes, R., Fynes-Clinton, J. & Stewart, L. (2019) Children’s news in Australia: content for young readers in Crinkling News. Journal of Children and Media, 13(1), 73-88. https://doi.org/10.1080/17482798.2018.1547777
Fiolhais, C. (2011, 8 de dezembro). “Aos ombros de gigantes”. [Post em blogue]. Retirado de http://dererummundi.blogspot.com/2011/12/aos-ombros-de-gigantes.html
Hobbs, R., Cohn-Geltner, H. & Landis, J. (2011). Views on the news. In C. Von Feilitzen; U. Carlsson & C. Bucht (Eds.), New questions, new insights, new approaches (pp.43-55). Gotemburgo: Nordicom.
Lemish, D. (2019). “A room of our own”: farewell comments on editing the Journal of Children and Media. Journal of Children and Media, 13(1), 116-126. https://doi.org/10.1080/17482798.2019.1557813
Pereira, L. (2011). Conceções de literacia digital nas políticas públicas - estudo a partir do Plano Tecnológico da Educação. Tese de doutoramento, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Retirado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/19825
Pereira, S, Fillol, J. & Silveira, P. (2015). Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil. In A. Barbalho & L. Marôpo (Eds.), Infância, juventude e mídia: olhares luso-brasileiros (pp. 365-394). Fortaleza: EdUECE.
Petersen, K. & Ali, N. B. (2011). Identifying strategies for study selection in systematic reviews and maps. In International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (pp. 351-354). Banff: IEEE. https://doi.org/10.1109/ESEM.2011.46
Petticrew, M. & Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the Social Sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell.
Ponte, C. (2009), Crianças e jovens em notícia. Lisboa: Livros Horizonte.
Ramalho, A. (2005). Redação de estudos e projetos de revisão sistemática com e sem metanálise. Coimbra: Formasau.
Ramos, A., Faria, P. M. & Faria, A. (2014). Revisão sistemática da literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educ., 14(41), 17-36. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
Silveira, P. (2019). Notícias televisivas e públicos infantis: o porquê da aposta em jornalismo segmentado para as crianças. Observatorio, 13(2), 48-67. https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191467
Staples, M. & Niazi, M. (2007). Experiences using systematic review guidelines. Journal of Systems and Software, 80(9), 1425-1437. https://doi.org/10.1016/j.jss.2006.09.046
Tranfield, D., Denyer, D. & Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, 14(3), 207-222. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375
Victor, L. (2008). Systematic reviewing in the Social Sciences: oucomes and explanation. Enquire, 1(1), 32-46. Retirado de http://prdb.pk/uploads/publications/1537169935393.pdf
Vom Brocke, J., Simons, A., Niehaves, B., Niehaves, B., Reimer, K., Plattfaut, R. & Cleven, A. (2009). Reconstructing the giant: on the importance of rigour in documenting the literature search process. In ECIS 2009 Proceedings, 161. Retirado de http://aisel.aisnet.org/ecis2009/161
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.