A convergência TV-Web: motivações e modelos

Autores

  • Jorge Trinidad Ferraz de Abreu Universidade de Aveiro
  • Vasco Branco Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.4(2002).1301

Resumo

Actualmente, a palavra «convergência» surge com uma frequência crescente na abordagem correlativa de diversos processos comunicacionais. Neste enquadramento, a Web e a Televisão constituem-se como processos comunicacionais nos quais se questiona, de forma efervescente, a sua correlação e eventual convergência. Por outro lado, é também frequente depreender-se que a «futura Televisão Interactiva» resultará deste processo de convergência, no qual se encontram envolvidos diversos agentes, desde as empresas de telecomunicações, companhias de Televisão por cabo e estações de Televisão até aos fornecedores de conteúdos e outras entidades relacionadas com tecnologias dacomunicação.Neste cenário, o presente artigo pretende identificar quais as possíveis formas de convergência entre estes dois media, não descurando quer o valor acrescentado que estas terão que oferecer de forma a garantirem o seu sucesso, quer as limitações que o actual estado da arte tecnológico lhes impõe. Atendendo a estas mesmas limitações, são igualmente propostos alguns modelos comunicacionais, considerados de baixa dependência tecnológica, capazes de promover uma utilização conjunta da Televisão e da Web, contribuindo, simultaneamente, para uma consciencialização pública do poder do novo media daqui resultante.

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Publicado

16-01-2002

Como Citar

Abreu, J. T. F. de, & Branco, V. (2002). A convergência TV-Web: motivações e modelos. Comunicação E Sociedade, 4, 257–272. https://doi.org/10.17231/comsoc.4(2002).1301