O segundo ecrã e a informação: história, definição e pistas para um futuro
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2277Palavras-chave:
Segundo ecrã, second screen, jornalismo interativo, social TV, consumo de notíciasResumo
Enquadrada por uma expansão do mercado tecnológico vocacionado para a disponibilização de informação em cenário de mobilidade, surgiu, em anos recentes, a chamada tecnologia de Segundo Ecrã (Second Screen). A sua crescente popularidade, seguida de um aumento exponencial do investimento por parte de grandes operadores televisivos, conduziu a uma diversificação dos seus serviços. Uma análise da oferta existente mostra-nos que a sua potencialidade está a ser associada, principalmente, a produtos de entretenimento e comércio eletrónico. Mas para onde caminha o futuro desta tecnologia? Neste artigo, refazem-se os caminhos deste fenómeno do Segundo Ecrã por meio de uma breve perspetiva histórica; a seguir, propõe-se uma tentativa de definição e construção de modelo teórico do seu funcionamento e, por último, aponta-se um possível ponto de convergência estrutural com o jornalismo — uma interseção ainda não explorada e com grande potencial de apropriação.Downloads
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Publicado
28-12-2015
Como Citar
Filho, F. C., & Santos, L. A. (2015). O segundo ecrã e a informação: história, definição e pistas para um futuro. Comunicação E Sociedade, 28, 191–210. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2277
Edição
Secção
Mobilidades, Culturas e Universos Tecnológicos
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