O segundo ecrã e a informação: história, definição e pistas para um futuro

Authors

  • Francisco Conrado Filho Communication and Society Research Centre, University of Minho
  • Luís António Santos Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2277

Keywords:

Segundo ecrã, second screen, jornalismo interativo, social TV, consumo de notícias

Abstract

Enquadrada por uma expansão do mercado tecnológico vocacionado para a disponibilização de informação em cenário de mobilidade, surgiu, em anos recentes, a chamada tecnologia de Segundo Ecrã (Second Screen). A sua crescente popularidade, seguida de um aumento exponencial do investimento por parte de grandes operadores televisivos, conduziu a uma diversificação dos seus serviços. Uma análise da oferta existente mostra-nos que a sua potencialidade está a ser associada, principalmente, a produtos de entretenimento e comércio eletrónico. Mas para onde caminha o futuro desta tecnologia? Neste artigo, refazem-se os caminhos deste fenómeno do Segundo Ecrã por meio de uma breve perspetiva histórica; a seguir, propõe-se uma tentativa de definição e construção de modelo teórico do seu funcionamento e, por último, aponta-se um possível ponto de convergência estrutural com o jornalismo — uma interseção ainda não explorada e com grande potencial de apropriação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Conrado Filho, Communication and Society Research Centre, University of Minho

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal) onde é atualmente estudante de doutoramento. Tem-se dedicado a estudar as relações de permeabilidade entre a profissão jornalística, e o jornalismo em si, com as novas ferramentas tecnológicas. Mais recentemente passou a estudar as mudanças nas relações de poder a partir da análise de Big Data.

Luís António Santos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) desde 2000. Foi jornalista de imprensa e rádio durante 10 anos - Jornal de Notícias, Rádio Press/TSF, Diário de Notícias, BBC World Service - e tem um Mestrado em Política Internacional pela School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres e um Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho.

Published

2015-12-28

How to Cite

Filho, F. C., & Santos, L. A. (2015). O segundo ecrã e a informação: história, definição e pistas para um futuro. Comunicação E Sociedade, 28, 191–210. https://doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2277

Issue

Section

Mobilities, Cultures and Technological Universes

Most read articles by the same author(s)