O Legado da Memória Coletiva na Cultura Digital: Digitalização, Mapeamento Cultural e Cocriação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4344

Palavras-chave:

arquivos sociais, cocriação digital, digitalização, memória coletiva, património cultural

Resumo

Em plena transição digital, na qual o património digital emerge como resposta a uma necessidade de preservação e gestão da informação cultural numa era de produção acelerada e desregulada, o mapeamento cultural destaca-se como abordagem agregadora e multidisciplinar que convoca à participação. Neste contexto, o design afirma-se como mediador entre múltiplas disciplinas, tornando-se cada vez menos centralizado na materialização de objetos como finalidade, em favor da implementação de processos de cocriação e ativação de sistemas sociotécnicos que congregam pessoas, contextos e tecnologia. Neste âmbito, destaca-se a preservação e dinamização do património cultural, que tem vindo a estar institucionalmente a cargo dos museus, bibliotecas e arquivos, responsáveis pela recolha, preservação e disponibilização à comunidade. O presente artigo evidencia o impacto da digitalização da cultura e das políticas de acesso aberto nas instituições da memória, em termos de gestão das coleções e de experiências de fruição dentro e fora das instituições com recurso à tecnologia, bem como apresenta metodologias de participação ativa de comunidades na documentação e salvaguarda do património cultural imaterial, com destaque para várias iniciativas, em particular desenvolvidas em Portugal.

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Biografias Autor

Ana Velhinho, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Ana Velhinho é designer e investigadora, com uma licenciatura de cinco anos em design de comunicação (2005; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa); mestrado em design e cultura visual (2008; Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia); e doutoramento em arte multimédia (2023) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a sua investigação acolhida pela unidade de investigação DigiMedia da Universidade de Aveiro, como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/132780/2017). Trabalhou em vários projetos de I&D financiados com enfoque nos meios digitais. As suas áreas de trabalho e investigação são os estudos visuais, as humanidades digitais, o design de comunicação e média participativos, o design centrado no utilizador, a interação humano-computador, o design de interfaces de utilizador (UI) e a experiência do utilizador (UX). Como designer, desenvolve projetos gráficos, editoriais e multimédia, concentrando a sua investigação na cultura pós-internet e na influência dos meios de comunicação e redes em projetos participativos e de imagem.

Pedro Almeida, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

Pedro Almeida obteve a licenciatura em novas tecnologias da comunicação na Universidade de Aveiro e doutoramento em ciências e tecnologias da comunicação na mesma instituição. Atualmente é professor e supervisor no Departamento de Comunicação e Arte numa licenciatura (multimédia e tecnologias da comunicação), um mestrado (comunicação audiovisual para novos média), que também coordena, e um doutoramento (em novos média). Como membro da unidade de investigação DigiMedia e do grupo Social iTV, desenvolve as suas atividades de investigação no campo dos novos média, narrativas e vídeos transmédia e cross-platform. Tem sido responsável por vários projetos no campo da televisão (social) interactiva no sentido de uma compreensão e remodelação do novo ecossistema televisivo. Tem um interesse especial em sistemas e aplicações de comunicação multimédia visando a promoção de práticas sociais e participativas em torno do conteúdo AV na iTV, web ou móvel. É autor de mais de 150 publicações.

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Publicado

14-03-2023

Como Citar

Velhinho, A., & Almeida, P. (2023). O Legado da Memória Coletiva na Cultura Digital: Digitalização, Mapeamento Cultural e Cocriação. Comunicação E Sociedade, 43, e023003. https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4344

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