O movimento olímpico e os meios de comunicação de massa: a interdependência e a perpetuação do mito esportivo no Brasil, os aspectos rituais e míticos presentes no esporte
DOI:
https://doi.org/10.17231/comsoc.2(2000).1400Abstract
Esta reflexão apresenta dois pontos centrais que passam a ser a linha condutora desse estudo. Inicialmente a questão do Olimpismo e sua importância enquanto um processo que resgata e atualiza o mito esportivo, apresentando-nos pressupostos para compreender os aspectos míticos e ritualísticos no esporte e outro de igual tónica, enfatiza as Meios de Comunicação de Massa e seu contexto com o esporte. Esses dois mecanismos, o movimento olímpico e as meios de comunicação de massa, atuam na perpetuação e veiculação dos valores do esporte, assim como a criação do mito esportivo, mas precisam ser revistos, uma vez que, assimilados de forma incorreta, poderão trazeraos estudos da área consequências na difusão e veiculação de seus pressupostos, acarretandoprejuízos na compreensão por parte do público aficionado pelo esporte. Apontamos também os mecanismos da ideologia e idolatria presentes nestes contextos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2000 Comunicação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors own the copyright, providing the journal with the right of first publication. The work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.