Chamada de trabalhos | Vol. 48 | Invisibilidades no e do Jornalismo | De 06 de janeiro de 2025 a 31 de março de 2025

03-01-2025

Editores temáticos: Rita Araújo (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Pedro Jerónimo (LabCom, Universidade da Beira Interior, Portugal) e Thomas Hanitzsch (Institut für Kommunikationswissenschaft und Medienforschung, Ludwig Maximilians Universität München, Alemanha)

O jornalismo desempenha um papel central na sociedade dada a sua relação intrínseca com a democracia, uma vez que “as notícias moldam a forma como vemos o mundo, a nós próprios e uns aos outros” (Wahl-Jorgensen & Hanitzsch, 2009, p. 3). Nesse sentido, é importante estudar o jornalismo e os jornalistas, bem como as realidades que tornam visíveis e, por extensão, invisíveis. Enquanto “estudar o jornalismo sem qualquer tipo de viés etnocêntrico é uma impossibilidade epistemológica” (Hanitzsch, 2019, p. 214), a investigação em estudos de jornalismo deve refletir a diversidade e o pluralismo, evitando desequilíbrios de género ou localização geográfica, entre outros.

Além disso, o ideal de objetividade e a visão normativa do jornalismo afirmam que os jornalistas não devem tornar-se notícias. Considera-se pouco profissional falar sobre si próprio ou sobre os problemas da profissão, uma vez que isso pode comprometer o distanciamento e a objetividade dos jornalistas. De facto, tradicionalmente, os jornalistas têm poupado à indústria mediática ao escrutínio a que outras áreas estão sujeitas (Mesquita, 2003). No entanto, a atual crise no setor dos média noticiosos veio revelar uma realidade difícil que caracteriza o jornalismo em todo o mundo, com questões como a precariedade, as relações de trabalho atípicas, da violência e os abusos contra os trabalhadores dos média, a tornarem-se, gradualmente, notícia.

As contribuições para esta edição devem contemplar, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Invisibilidades no conteúdo jornalístico, incluindo a sub-representação de temas e/ou fontes de notícias;
  • Diversidade (ou a sua ausência) nas redações e a sua relação com o conteúdo noticioso;
  • Questões laborais no jornalismo, como a precariedade ou as relações de trabalho atípicas;
  • Vulnerabilidade dos jornalistas, incluindo o abuso online e offline;
  • Ameaças à liberdade dos média e o seu impacto nas práticas jornalísticas;
  • Normas e práticas profissionais;
  • Falhas em projetos e práticas jornalísticas;
  • Iniciativas que desafiam as normas jornalísticas (por exemplo, iniciativas de informação cidadã em “desertos de notícias”);
  • Outras invisibilidades nos estudos de jornalismo.

Período de submissão de propostas (textos integrais): de 06 de janeiro de 2025 a 31 de março de 2025
Período de publicação: edição contínua (julho a dezembro de 2025)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com os exigentes padrões do sistema de revisão de pares e operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a um mínimo de dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

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