«Onde quer que se encontre... o mundo português». Representações de Portugal e da emigração na informação da RTP Internacional

Autores

  • Manuel Antunes da Cunha Institut Français de Presse (Universidade Paris II)

DOI:

https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1053

Palavras-chave:

Emigração, identidade nacional, serviço público de televisão, RTPi

Resumo

A criação da RTP Internacional (1992) teve um impacto inegável no modo de fazer informação em Portugal. Difundidos em directo na RTP 1, RTPi e RTP África, o Jornal da Tarde e o Telejornal passaram a dispor de novos públicos-alvo. Ao analisarmos o conteúdo de um magazine semanal de informação destinado às comunidades portuguesa, esboçámos a(s) imagem(ns) de Portugal e da emigração vulgarizadas pela televisão pública não apenas junto dos telespectadores residentes no estrangeiro mas também no território nacional, uma vez que um número significativo de reportagens provém ou é utilizado pelos serviços noticiosos dos outros canais. Em síntese, a narração televisiva insiste no sucesso da diáspora além-fronteiras e no seu apego às origens, promovendo ainda para o exterior uma imagem do país assente na tradição e na modernidade. Em contrapartida, os magazines de informação produzidos pelas próprias comunidades consolidam os espaços de expressão específicos das diferentes microsferas públicas da diáspora.

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Publicado

31-10-2009

Como Citar

Cunha, M. A. da. (2009). «Onde quer que se encontre. o mundo português». Representações de Portugal e da emigração na informação da RTP Internacional. Comunicação E Sociedade, 15, 215–229. https://doi.org/10.17231/comsoc.15(2009).1053